Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem festejos do Carnaval, movimento na rede hoteleira cai pela metade na Grande Vitória

Em Vitória, a ocupação durante o Carnaval, em 2020, foi de 94%. Hoje, ela oscila entre 45 e 50%

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Sem os festejos e o feriado de Carnaval neste ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o turismo no Espírito Santo tem sofrido uma queda acentuada. Na Grande Vitória, com a não realização dos desfiles das escolas de samba na capital, que tradicionalmente ocorre uma semana antes do carnaval oficial, a ocupação dos hotéis caiu pela metade, segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

O secretário Dorval Uliana destaca que a queda no movimento impacta negativamente toda uma cadeia produtiva. "Toda a cadeia de empregos da hotelaria, de bares e restaurantes, setor de alimentação. Muitos prestadores de serviço para todas essas empresas, que, se não tem turismo, não tem compras de alimentos, não tem limpeza, não tem fornecimento de outros serviços. É muito grande a cadeia do turismo, toda em função da presença do turista aqui no nosso estado", frisou.

Em Vitória, a ocupação durante o Carnaval, em 2020, foi de 94%. Hoje, ela oscila entre 45 e 50%. E nos hotéis e pousadas de outras regiões do estado, a queda na movimentação é ainda maior. A média no Espírito Santo, segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), é de 32%.

O presidente da entidade no estado, Gustavo Guimarães, diz que a suspensão do feriado contribuiu para o índice negativo, e considera a situação preocupante. "Nós temos hotéis que estão com praticamente nada de ocupação, o que corresponde a uma expectativa muito negativa em relação a anos anteriores. Todas as cidades que vivem do período de turismo, no Carnaval, certamente vão sentir bastante essa queda e nós já damos o Carnaval, como foi todo o verão, como um período economicamente perdido para o nosso segmento", afirmou.

Publicidade

Em outros carnavais, um hotel localizado de frente para o mar, na orla de Camburi, em Vitória, já estaria lotado. No entanto, neste ano, a situação é bem diferente. Muitos quartos no estabelecimento ainda estão vagos e a ocupação não passou dos 40% em fevereiro.

A expectativa do gerente do hotel, Paulo Maia Filho, é chegar a 50% na semana do Carnaval. Isso, se todas as reservas forem mesmo confirmadas. "A gente está com 50% de ocupação e ainda está beirando cancelamentos. Mas estamos confiantes. Acreditando que, de última hora, esse cliente vai estar aparecendo no hotel", destacou.

Publicidade

Depois de um respiro na alta temporada do verão, quando a movimentação chegou a quase 70% na Grande Vitória, e também subiu no interior, o samba enredo do setor hoteleiro desafinou. Uma realidade difícil, que afeta a geração de empregos. "A nossa ideia era ter 80% a 90% e contratar mais dez colaboradores para fazer essa operação acontecer", disse Paulo Maia Filho.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.