Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Semana será de preparação para o retorno às aulas presenciais no ES. Confira o cronograma!

Prefeituras da Grande Vitória vão discutir a viabilidade do retorno das aulas das escolas municipais. Na terça-feira será publicado protocolo da Educação Infantil

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A semana que se inicia será importante para os preparativos do retorno das aulas presenciais no Espírito Santo, suspenso desde 17 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. Prefeituras da Grande Vitória informaram que, nos próximos dias, vão debater a viabilidade do retorno das atividades presenciais nas instituições municipais, liberado a partir do dia 13 de outubro. Além disso, na terça-feira (29), o governo do Estado publicará, no Diário Oficial, a portaria contendo o protocolo a ser seguido para o retorno das atividades presenciais do Ensino Infantil, previsto para o dia 5.

Também no próximo dia 5, segunda-feira da semana que vem, as escolas particulares do Espírito Santo também poderão retomar as aulas presenciais para os estudantes dos ensinos fundamental e médio — além do infantil. Em coletiva realizada na última sexta-feira (25), quando o governo estadual anunciou o fim das restrições, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirmou que esta semana será para que as escolas se preparem para receber os alunos, cumprindo todas as medidas estabelecidas no protocolo publicado no Diário Oficial do dia 8 de agosto.

Uma das medidas é de que apenas metade dos alunos voltará para as escolas, e a outra metade permanecerá no ensino remoto. Na semana seguinte, os grupos fazem o revezamento.

>> Sinepe diz que escolas estão prontas para voltar e que primeiro momento será de acolhimento

Publicidade

Já o retorno do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais voltarão a partir do dia 13, assim como as municipais. Com relação aos Ensinos Fundamental I e II do Estado, a retomada das aulas presenciais ocorrerá nas semanas seguintes, respeitando o intervalo de 15 dias entre o retorno de cada etapa. Dessa forma, duas semanas após o retorno do Ensino Médio da rede estadual, será retomado o Ensino Fundamental II e, 15 dias depois, o Fundamental I.

O retorno das aulas presenciais está liberado apenas nos municípios capixabas classificados como de risco baixo para a covid-19, conforme o Mapa de Risco elaborado pelo governo do Estado. Segundo a matriz divulgada na última sexta-feira e que valerá a partir desta segunda-feira (28), apenas Montanha, São José do Calçado e Piúma estão no risco moderado e ainda não poderão retomar as atividades pedagógicas presenciais — a situação pode mudar caso, no próximo Mapa de Risco, essas cidades migrem para o risco baixo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.