Folha Vitória Shopping, ônibus e comércio: saiba o que funciona no feriado do Dia do Trabalho no ES

Shopping, ônibus e comércio: saiba o que funciona no feriado do Dia do Trabalho no ES

Apesar da flexibilização, alguns setores não estão autorizados a funcionar aos feriados, como é o caso dos restaurantes, bares e comércio não essencial

Folha Vitória
Foto: Luciane Ventura
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A mudança na classificação do Mapa de Risco de diversas cidades do Espírito Santo, inclusive da Grande Vitória, que passou do risco extremo para o alto, fez com que o Governo do Estado flexibilizasse as regras, permitindo o funcionamento de alguns setores que antes estavam liberados somente em determinados dias da semana.

Apesar da flexibilização, alguns não estão autorizados a funcionar aos domingos e feriados, como é o caso dos restaurantes, bares e comércio não essencial. Diante disso, é importante esclarecer como ficam as regras, já que neste sábado (1º), é feriado nacional do Dia do Trabalho.

Na Grande Vitória, por exemplo, o funcionamento do comércio de rua, centros comerciais e galerias não será permitido. Em sábados normais, eles podem funcionar até as 14h.

Shoppings

As lojas e quiosques de shopping centers também devem ficar fechados neste final de semana. No entanto, serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias e praças de alimentação estão liberados, com restrições.

No Shopping Vitória, por exemplo, apenas as operações de alimentação, cafeterias e lanchonetes vão funcionar de 12h às 16h. Farmácias funcionam das 14h às 21h e padarias funcionam das 11h às 21h. No Boulevard Shopping Vila Velha, a praça de alimentação abre das 12h às 16h e a academia das 8h às 20h.

Bares e restaurantes

Restaurantes e bares devem permanecer fechados neste sábado nos municípios de risco alto. As regras, entretanto, não se aplicam aos restaurantes e lanchonetes localizados às margens de rodovias federais e estaduais e em aeroportos.

Ônibus

Por conta do feriado, os ônibus municipais e do sistema Transcol, excepcionalmente nesta semana, vão circular apenas de segunda a sexta-feira. A restrição consta no decreto do Governo do Estado, que permite a circulação dos coletivos aos domingos e feriados apenas para fazer o transporte dos trabalhadores da saúde.

Outra regra do transporte público para as cidades capixabas do risco alto para a covid-19 é em relação ao limite de 75% de ocupação nos ônibus intermunicipais e interestaduais. A mesma regra é válida para o transporte ferroviário. Além disso, o embarque só pode ser feito até as 22h no transporte rodoviário.

Academias

As academias podem funcionar, desde que respeitem as regras. Está proibida a realização de atividades aeróbicas e é necessário limitar o número de alunos por área do estabelecimento, conforme Portaria SESA nº 226, Art. 11, §2º. De acordo com o decreto, deve ser feita a limitação de até 20 alunos por horário de agendamento, respeitando o limite de 15m² por aluno.

Novo mapa

Para esta sexta-feira (30), está prevista a divulgação de um novo mapa de risco, pelo governo do Estado. Dependendo da classificação de cada cidade, as regras podem ser modificadas para a próxima semana. O novo mapa entra em vigor na segunda-feira (3).

Últimas