Folha Vitória Sisu: matrículas começam nesta segunda. Confira vagas na Ufes e no Ifes!

Sisu: matrículas começam nesta segunda. Confira vagas na Ufes e no Ifes!

São 2.701 vagas distribuídas em 71 cursos de graduação na Ufes e 1.772 vagas no Ifes

Folha Vitória
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Começa nesta segunda-feira (19) o prazo para candidatos aprovados no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 realizarem suas matrículas. Até o dia 23 de abril os estudantes devem ficar atentos aos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino.

Nesta edição do Sisu, que terá uma única chamada, serão oferecidas 206.609 vagas para 5.571 cursos de graduação em 109 instituições públicas de ensino superior. Quem não conseguiu uma vaga pode participar da lista de espera. Para isso, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, até a próxima sexta-feira (23), em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer.

O estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado a matrícula na instituição. Os procedimentos para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidos em edital próprio de cada instituição participante.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos são selecionados de acordo com suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161.

Vagas no ES

Na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) são 2.701 vagas distribuídas em 71 cursos de graduação nos campi da Universidade (Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus). Dessas vagas, 1.345 são destinadas à ampla concorrência e 1.356 à reserva legal prevista na Lei 12.711/2012.

Os candidatos aprovados na primeira edição do Sisu 2021 têm até o dia 20 de abril para realizar a solicitação de matrícula e enviar a documentação para confirmar o interesse pela vaga. A inscrição deverá ser realizada exclusivamente pelo endereço eletrônico http://candidato.ufes.br.

Já no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) são ofertadas 1.772 vagas, nos campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Metade das vagas é reservada às cotas. Os cursos são presenciais, porém, o Ifes poderá adotar estratégias flexíveis de ensino, de forma exclusiva e excepcional, em função da situação ocasionada pela pandemia de covid-19.

Além disso, este ano, o Ifes conta com o curso de licenciatura em Ciências da Natureza, ofertado no campus Guarapari. O curso tem como objetivo formar professores para atuação no ensino das disciplinas de Ciências, no Ensino Fundamental; e de Biologia, no Ensino Médio.

As matrículas serão feiras exclusivamente pela internet, e os candidatos deverão apresentar a documentação necessária para requerimento da matrícula de 19 a 23 de abril.

Após a realização das matrículas da chamada regular, caso as vagas não sejam preenchidas, o Ifes utilizará a lista de espera disponibilizada pelo Sisu para cada curso. As inscrições para a lista podem ser realizadas até o dia 23 de abril pelo portal do Sisu. 

Últimas