Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Surto de gastroenterite: doença é contagiosa e representa risco para crianças

Nas últimas semanas, os médicos que atendem nas unidades de saúde e hospitais da Grande Vitória perceberam um aumento repentino nos casos

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Um surto gastroenterite na Grande Vitória, provocado pela circulação do rotavírus, está causando preocupação, principalmente entre os pais. O curioso é que a virose não é muito comum nesta época do ano. 

Nas últimas semanas, os médicos que atendem nas unidades de saúde e hospitais, perceberam um aumento repentino nos casos. Em alguns consultórios, que atendiam três casos por dia, a média subiu para 20. 

Há cerca de duas semanas, o pequeno Miguel, que tem apenas 6 meses de vida, deu um susto na mãe. A professora Jéssica Lopes contou à equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV que o filho vários dias internado.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Em Vitória, uma escola particular precisou ficar fechada por dois dias após 12 crianças contraírem a virose. A pediatra Nathália Miranda explica que o surto causou surpresa, já que o rotavírus circula mais durante o verão.

Publicidade
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Segundo ela, a gastroenterite viral é muito contagiosa, independentemente da idade, mas causa mais danos às crianças menores de dois anos de idade. 

"A gente vê esse número aumentando muito, principalmente nos menores de dois anos. É claro que tem pegado em todo mundo, então quando chega uma criança aqui com o sintoma, eu alerto que vai pegar em todo mundo. É um vírus contagioso e rápido. Você tem o contato com ele e em dois ou três dias vai apresentar os sintomas. 

Publicidade

A pediatra explica que, em geral, a doença não costuma trazer danos mais graves à saúde, mas deixa o alerta: se em 24 horas a diarreia e o vômito não cessarem, é necessário procurar atendimento médico. 

Atenção aos alimentos refrigerados

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A gastroenterologista Richaeny Ferreira explica que existem diferentes tipos de gastroenterites: virais (mais comuns) bacterianas e por parasitas. 

Publicidade

Segundo ela, é preciso ficar atento aos alimentos para evitar a doença. 

"Os principais sintomas da gastroenterite são: náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia. Todo alimento refrigerado merece um pouco mais de atenção, principalmente em dias mais quentes", explica.

Alguns alimentos que merecem mais atenção:

- Iogurte

- Vitaminas 

- Sanduíche com ricota ou requeijão

- Frutas

- Maionese

- Saladas

Não deixar de fazer:

A lavagem das mãos após ida ao banheiro e também após manusear alimentos é fundamental. 

Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Alex Pandini. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.