Folha Vitória Tireoidite de Hashimoto: saiba mais da doença ataca a glândula e que age sem provocar sintomas

Tireoidite de Hashimoto: saiba mais da doença ataca a glândula e que age sem provocar sintomas

Assunto chamou a atenção depois que a atriz Cleo Pires publicou em redes sociais que faz tratamento contra o distúrbio

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Você já deve ter ouvido falar de hipotireoidismo e hipertireoidismo, não é mesmo? E de tireoidite de Hashimoto? Esse termo diferente vem sendo mais discutido, após a atriz Cleo Pires declarar em suas redes sociais que sofre da doença.

Mas, o que seria tireoidite de Hashimoto? Segundo a endocrinologista Gisele Lorenzoni, essa é uma doença autoimune que ataca e inflama a tireoide.

“A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço. Ela tem a função de produzir hormônios que regulam grande parte do funcionamento das células do corpo. Na tireoidite de Hashimoto, o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide. Esses anticorpos provocam a destruição da glândula ou a redução da sua atividade”, explicou.

A atriz descreveu que se sente sem forças, sem energia, o corpo dói e que não consegue fazer nada quando a doença ataca. Segundo a médica, as causas não são bem definidas, mas é possível que seja desencadeada por um fator genético ou ambiental (estresse, um acidente, grande cirurgia). Ela acomete mais mulheres do que os homens, e sua prevalência aumenta à medida que as pessoas envelhecem.

“Não tem cura, tem controle com medicação. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue que avaliam os hormônios, o aumento da glândula da tireoide, lentidão dos reflexos e anemia, entre outros fatores”, concluiu Gisele.

Últimas