Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trabalho autônomo: estratégias para se tornar um profissional liberal

Aliar o sucesso profissional à independência parece ser um combo de benefícios, mas aderir à essa modalidade de trabalho exige cuidado, atenção e preparação

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Mesmo não respondendo a outro profissional de cargo superior, o trabalhador autônomo deve seguir uma série de regras que assegurem e promovam a eficiência no trabalho. Planejamento e discernimento estão entre as características que devem acompanhar quem deseja se lançar neste estilo de marcado.

O primeiro passo para a entrada nesse mercado é a escolha do nicho desejado. Esse momento é crucial para a definição de todo o trabalho que virá a seguir. Para isso, o interessado deve pesquisar e escolher aquilo que de fato tenha afinidade para que o trabalho, que começou prazeroso, não venha a se tornar um castigo.

O planejamento também deve vir acompanhado de quem quer mudar a situação empregatícia. No caso de pessoas que estão migrando de ambiente, como por exemplo, saindo de um trabalho formal e indo para o autônomo, a organização é primordial para os bons resultados, tanto para o trabalho atual, quanto para os planos futuros.

Discernir o ambiente pessoal do profissional é outra prática que deve ser adotada. Além das distrações que ocasionalmente podem aparecer, outro ponto que deve receber atenção é a separação entre os locais. Essa separação deve acontecer de duas formas: teórica e prática. Ou seja, os assuntos que dizem respeito ao ambiente residencial/familiar não devem estar presentes no trabalho e nem vice-versa. 

Na prática, é aconselhável também que o ambiente físico seja separado e isso vai desde um quarto exclusivo para o local de trabalho ou até mesmo um móvel para guardar documentos e que seja de fácil acesso durante o expediente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.