Folha Vitória
Folha VitóriaA segunda-feira (04), primeiro dia útil do ano, começou com paralização nas garagens do Sistema Transcol da Grande Vitória. De acordo com informações de rodoviários, membros do sindicato que representam a categoria estão nas saídas das garagens para impedir que os veículos saiam sem a presença dos cobradores.
A ação já havia sendo anunciada nos últimos dias. Em comunicado que circulava nas redes sociais, o Sindicato dos Rodoviários convocava todos os cobradores para que se apresentassem ao serviço em suas respectivas empresas às 4 horas desta manhã. A categoria já prometia que os veículos não sairiam das garagens sem a presença do profissional. O sindicato afirma que pelo menos 4 mil cobradores estão afastado desde maio de 2020.
Segundo um diretor do Sindirodoviários, o governo do Estado havia garantido o retorno dos cobradores aos postos de trabalho nesta data, mas voltou atrás na decisão. "Acabou a Medida Provisória. Os cobradores só querem os postos de trabalho de volta. Não estamos impedindo os carros de rodarem", disse.
O sindicato afirma que cerca de 4 mil cobradores estão afastados do cargo desde o mês de maio. "Os cobradores querem trabalhar. Os motoristas também precisam de apoio, pois estão fazendo dupla função. Os ônibus estão andando lotados", afirmou o diretor.
Em uma empresa, localizada no bairro São Francisco, em Cariacica, os motoristas utilizaram uma rota alternativa para que os ônibus saíssem da garagem. Em outras empresas, apenas ônibus com ar condicionado e microônibus - que já circulam sem cobradores antes da pandemia - estão sendo liberados.
O sindicato patronal das empresas, a Ceturb e a Secretaria de Mobilidade Urbana foram procurados pela reportagem da Rede Vitória para falar sobre o assunto, mas não deram retorno até o momento. A matéria será atualizada quando houver respostas.
*Com informações do repórter Arlesson Schneider, da TV Vitória/Record TV