UFES abre vagas para o curso de Licenciatura em Educação do Campo

Vestibular Procampo UFES 2019 atende professores em exercício nas escolas do campo, que não possuem ensino superior

Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Os estudantes que desejarem ingressar no curso de Licenciatura em Educação do Campo, oferecido pela Universidade Federal do Espirito Santo, devem se inscrever no Vestibular Procampo UFES 2019.

O objetivo é atender professores em exercício nas escolas do campo, que não possuem ensino superior. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas por candidatos com esse perfil, poderão ser convocados outros profissionais da educação em exercício nas escolas do campo e jovens e adultos de comunidades do campo.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela Internet, no endereço www.ps.ufes.br/conteúdo/processo-seletivo-procampo-2019.

A Licenciatura em Educação do Campo é uma nova modalidade de graduação nas universidades públicas brasileiras. Esta licenciatura tem como objetivo formar e habilitar profissionais para atuação nos anos finais do ensino fundamental e médio, tendo como objeto de estudo e de práticas as escolas de educação básica do campo, articulando três dimensões do perfil de formação: preparar para a habilitação da docência por área de conhecimento, para a gestão de processos educativos escolares e para a gestão de processos educativos comunitários.

As disciplinas do curso Educação do Campo são ofertadas de forma diferenciada. No Tempo Universidade, quando os alunos estão estudando, as aulas ocorrem em intervalos mensais, no formato integral (manhã, tarde e noite). Também são ofertadas disciplinas no período de férias escolares de janeiro e de julho. Já nos intervalos entre aulas, ocorre o Tempo Comunidade, no qual os alunos realizam atividades de estudo e pesquisa em suas comunidades.