Folha Vitória Último dia da primavera será de tempo instável no Espirito Santo

Último dia da primavera será de tempo instável no Espirito Santo

No domingo (20), último dia da primavera, a previsão é de tempo abafado com áreas de instabilidade associadas pela combinação do calor e da umidade do ar que provocam pancadas de chuvas

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A estação mais quente do ano começa nesta segunda-feira (21), mais precisamente às 7h02. Esse final de semana, a despedida da primavera já vai ser com cara de verão, com sol forte e muito calor em todo o Espírito Santo.

De acordo com o Climatempo, o ar quente e úmido irá influenciar sobre toda a região Sudeste do Brasil. Com isso, os ventos quentes do quadrante norte vão ajudar a elevar a temperatura, principalmente no Espírito Santo e Rio de Janeiro. Para se ter uma ideia, em Vitória, neste sábado, a previsão é de uma temperatura de 34º.

No domingo (20), último dia da primavera, a previsão é de tempo abafado no Espírito Santo. A partir da tarde, áreas de instabilidade associadas pela combinação do calor e da umidade do ar provocam pancadas de chuvas com trovoadas em pontos isolados do estado. 

Verão

De acordo com a Climatempo, o verão é a estação com maior registro de chuva no Espírito Santo, fenômeno que pode ser provocado por nuvens carregadas, que crescem por causa do excesso de calor e de umidade, por atrás de instabilidade que avançam do mar e chegam ao estado.

Um dos termos mais utilizados pelas previsões do tempo é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela chuva volumosa sobre a região Sudeste do Brasil. No verão 2020, o fenômeno e outras convergências de umidade provocaram muita chuva sobre o estado do Espírito Santo.

Já para este próximo verão, a circulação de ventos sobre a região Sudeste do Brasil não estará tão favorável para a concentração de umidade sobre o estado capixaba. Segundo a Climatempo, de forma geral, a previsão é de menos chuva do que no verão passado. Dessa forma, o Espírito Santo não terá tantos episódios de dias muito chuvosos, como foi em 2020.

Verão 2021

Segundo previsões da Climatempo, durante o mês de janeiro, a alta subtropical do Atlântico Sul terá bastante influência sobre as condições do tempo no Espírito Santo. A previsão é de dias com bastante sol e calor e algumas pancadas de chuva, mas que não devem cair em todos os dias. A previsão da Climatempo é de que o volume de chuva sobre o Espírito Santo em janeiro de 2021 fique abaixo da média normal em todas as áreas capixabas.

No mês de fevereiro, o estado terá sol, calor e pancadas de chuva, mas não há expectativa de permanência de grandes áreas de instabilidade sobre o estado. A chuva vai cair em áreas isoladas, mas pode ser na forma de temporais, inclusive na Grande Vitória. Mesmo assim, o mês deve terminar com chuva abaixo da média em todo estado. O mês será quente e não há expectativa de queda de temperatura relevante.

Para março, a previsão é de chuva mais regular sobre o Espírito Santo. As áreas de instabilidade devem ser mais frequentes sobre o estado. As pancadas de chuva vão acontecer com maior regularidade. A previsão da Climatempo é de que o mês termine com volumes de chuva dentro ou acima da média normal para o período em todas as áreas capixaba. Apesar da previsão de mais chuva do que o normal, o mês ainda será abafado, com temperaturas médias dentro ou acima do padrão normal. 

Últimas