Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Últimos dias para garantir Carteira de Habilitação de graça no ES. Saiba mais!

Para se inscrever no CNH Social, é necessário que o interessado esteja registrado no CadÚnico, com os dados atualizados nos últimos 24 meses até setembro de 2021

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As inscrições para a terceira fase do programa CNH Social 2021 estão quase chegando ao fim. Desde outubro, estão sendo oferecidas 2.500 vagas para pessoas de baixa renda conseguirem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de forma gratuita. O prazo para inscrição vai até esta quinta-feira (04), às 23h59. 

Para se inscrever no CNH Social, é necessário que o interessado esteja registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses até o dia 10 de setembro de 2021.

Além disso, é obrigatório ter mais de 18 anos completos no momento da inscrição, morar no Espírito Santo, ter renda familiar de até dois salários mínimos e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH. Serão reservadas 5% das inscrições para as pessoas com deficiência.

Como se inscrever no programa CNH Social?

O interessado deverá acessar o site do Detran na aba 'CNH Social' à esquerda e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações que estão no CadÚnico.

Publicidade

O candidato deverá selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: primeira habilitação categoria A (moto) ou primeira habilitação B (carro) para quem for tirar a Carteira de Motorista pela primeira vez.

Quem já tem a CNH poderá selecionar adição de categoria A (moto), adição de Categoria B (carro), mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta).

Publicidade

Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

Quem pode se inscrever no CadÚnico:

Publicidade

- Famílias com renda mensal de até R$ 550 por pessoa;

- Famílias com renda mensal total de até R$ 3.300;

- Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;

- Pessoas que moram sozinhas;

- Pessoas que vivem em situação de rua (sozinhas ou com a família).

Resultado do programa CNH Social

O resultado da 3º fase será divulgado no dia 11 de novembro, às 12h, no site do Detran-ES. Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula on-line e obedecer aos prazos de abertura e conclusão das etapas do processo de Habilitação.

Haverá ainda uma chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 02 de dezembro, às 12h, no site do Detran-ES, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes após desclassificação dos candidatos que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de Habilitação, contemplando mais candidatos.

CNH Social

Lançado em 2011 pelo governador Renato Casagrande, o CNH Social oferece formação, qualificação e habilitação profissional para condutores de veículos com vistas à possibilidade de ingresso no mercado de trabalho.

Relançado em 2019, em quatro anos da atual gestão, serão ofertadas 25 mil Carteiras de Motorista gratuitamente. Para dar mais efetividade ao programa, a nova gestão implantou a chamada única de suplentes após a desclassificação de candidatos que não respeitaram prazos estabelecidos no processo de habilitação.

Também foi dado um foco a mais na capacitação profissional e, para tanto, o Governo do Estado aumentou a quantidade de vagas voltadas para adição de Categoria A e B e mudança de categoria D ou E, visando dar oportunidade aos condutores inserção no mercado de trabalho e o proporcionar aumento da empregabilidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.