Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uma em cada 3 pessoas falta ao trabalho por enxaqueca, revela pesquisa

Pessoas com a doença também utilizam mais o plano de saúde para consultas, exames e terapias; custo adicional é de 25% por paciente, ou R$ 2,5 milhões

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A enxaqueca está entre as vinte doenças mais incapacitantes do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é de que 15% da população seja afetada. Uma pesquisa realizada pela Capesesp (Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde) para avaliar a carga da doença e seu impacto em uma operadora de plano de saúde na modalidade de autogestão mostra que 32% perdem até 30 dias de trabalho ao ano devido à doença, praticamente 1 em cada 3 pessoas.

O estudo também identificou que as pessoas com enxaqueca utilizam o plano de saúde com maior frequência, durante um ano, se comparadas aos demais pacientes, sendo: consultas (uso 57% maior), exames (53%) e terapias (84%). Além disso, a pesquisa mostrou que 86% dos portadores de enxaqueca utilizam medicação por conta própria. Do total de pesquisados, 78% eram do sexo feminino e 22% do sexo masculino.

"Perder até 30 dias de trabalho por ano mostra o quanto a doença é incapacitante. Por outro lado, o alto percentual de automedicação (86%) reforça a falta de coordenação dos cuidados em saúde na enxaqueca. Até por isso, as pessoas costumam procurar por um alívio imediato para a dor, seja com a automedicação, como mostra a pesquisa, ou nos serviços de emergência", explica a médica Juliana Martinho Busch, Diretora de Previdência e Assistência da Capesesp.

Juliana Busch destaca que o conhecimento do perfil de saúde da população permitiu identificar não só a carga da doença, mas também os impactos sobre a utilização e os custos. Segundo o estudo, a despesa anual por paciente portador de enxaqueca foi 25% maior se comparado aos que não têm a doença, representando um custo adicional de R$ 2,5 milhões para o plano de saúde.

Publicidade

A médica esclarece que esse impacto não é provocado apenas pelo paciente, já que a orientação inadequada resulta na realização de consultas com médicos de diferentes áreas antes do atendimento pelo profissional capacitado. "Quando o paciente é atendido pelo especialista, ele vai entender melhor a sua doença e receber melhores informações e alternativas necessárias para o sucesso do tratamento".

Os dados coletados são utilizados na Capesesp para orientar as ações de prevenção, manutenção e promoção da saúde e da qualidade de vida. "Os resultados do estudo evidenciam a necessidade de um olhar diferenciado por parte dos gestores em saúde. Permitir o acesso a novas e promissoras terapias e tratamentos pode ser uma alternativa que traga mais qualidade e uso racional dos recursos", finaliza Juliana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.