Folha Vitória Umidade do ar pode chegar a 12% no Espírito Santo nesta quarta, alerta Incaper

Umidade do ar pode chegar a 12% no Espírito Santo nesta quarta, alerta Incaper

Baixa umidade pode ser prejudicial à saúde das pessoas e favorecer a ocorrência de incêndios em vegetações

Folha Vitória
Foto: Marlon Max
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) divulgou um aviso meteorológico, alertando para a possibilidade de baixos níveis de umidade do ar em algumas regiões do Espírito Santo.

Segundo o instituto, o índice de umidade relativa do ar pode chegar a 12% em algumas cidades capixabas, nesta quarta-feira (25), o que pode ser prejudicial à saúde das pessoas e favorecer a ocorrência de incêndios em vegetações.

Em seu aviso, o Incaper dividiu as áreas que devem registrar baixa umidade de ar em risco alto e moderado. Segundo o alerta, há condições favoráveis para que os índices de umidade relativa do ar fiquem entre 30% e 20% nas áreas de risco moderado, e entre 20% e 12% nas de risco alto. Ambas as situações devem ocorrer no período da tarde.

A umidade deve ficar abaixo dos 30% em toda a metade sul do estado, inclusive na Grande Vitória, e no trecho sul da região Noroeste. Já a umidade abaixo dos 20% deve atingir alguns pontos das regiões Sul e Serrana.

Para esta terça-feira (24), já havia um alerta de baixa umidade do ar para algumas cidades capixabas, localizadas principalmente na faixa oeste do estado.

Previsão do tempo para esta quarta-feira

Ainda de acordo com o Incaper, nesta quarta-feira, o tempo deve seguir aberto em todo o Espírito Santo e quase nenhuma nuvem se forma no estado. 

Segundo o instituto, pode haver formação de nevoeiro no final da madrugada em alguns trechos das regiões Norte e Nordeste. 

Além disso, o vento sopra com moderada intensidade por todo o litoral, podendo ocorrer algumas rajadas entre o litoral sul e o metropolitano.

Veja a previsão em cada região

- Na Grande Vitória, calor, céu claro, sem chance de chuva. Vento moderado no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas. Umidade relativa abaixo dos 30% a tarde em alguns trechos da região. Temperatura mínima de 17 °C e máxima de 31 °C. Vitória: mínima de 17 °C e máxima de 31 °C.

- Na Região Sul, calor, céu claro, sem chance de chuva. Vento moderado no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas. Umidade relativa abaixo dos 30% a tarde em alguns trechos da região, sendo que em alguns pontos, a umidade relativa fica abaixo dos 20%. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 14 °C e máxima de 34 °C. Nas áreas altas: mínima de 12 °C e máxima de 28 °C.

- Na Região Serrana, calor, céu claro, sem chance de chuva. Umidade relativa abaixo dos 30% a tarde em alguns trechos da região, sendo que em alguns pontos, a umidade relativa fica abaixo dos 20%. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 12 °C e máxima de 29 °C. Nas áreas altas: mínima de 8 °C e máxima de 25 °C.

- Na Região Norte, calor, predomínio de céu claro, sem chance de chuva. Condição para a formação de nevoeiro no fim da madrugada em alguns trechos. Temperatura mínima de 17 °C e máxima de 30 °C.

- Na Região Noroeste, calor, céu claro, sem chance de chuva. Umidade relativa abaixo dos 30% a tarde em alguns trechos da região. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 17 °C e máxima de 31 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 15 °C e máxima de 30 °C.

- Na Região Nordeste, calor, predomínio de céu claro, sem chance de chuva. Condição para a formação de nevoeiro no fim da madrugada em alguns trechos. Vento moderado no litoral. Temperatura mínima de 16 °C e máxima de 29 °C.

Últimas