Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Universidade de Vila Velha lança curso gratuito preparatório para a redação do Enem

Curso online e gratuito é voltado para estudantes do Ensino Médio e demais participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Para contribuir com a produção de textos nota 10 no Enem, a Universidade Vila Velha (UVV) lançou o curso gratuito “Redação Enem - Jornada para o sucesso”. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 10 de novembro, com vagas limitadas, no site www.uvv.br. Já as aulas serão online e acontecem entre os dias 13 e 27 de novembro, na plataforma online da universidade.

Além de discutir questões que podem ser tema do Enem, o curso também aborda os estilos textuais existentes na língua portuguesa. Ao todo, são 10 tele aulas formatadas para estimular o desenvolvimento das habilidades e competências básicas relacionadas ao exame do Ministério da Educação. Quem irá ministrar o curso é o professor, tutor, revisor técnico de materiais didáticos e revisor textual, Leonardo Teixeira de Freitas Robeiro Vilhagra.

Leonardo tem experiência como professor de Redação, Gramática e Literatura no ensino fundamental II, Médio e Pré-vestibular. No ensino superior, na modalidade presencial e a distância, leciona as disciplinas de Língua Portuguesa, Textos Científicos, Metodologia Científica, Comunicação Empresarial e Introdução à Educação a Distância.

“É importantíssimo que o estudante tenha um repertório cultural robusto, a fim de que ele o utilize em seu texto. E, para alcançar isso, o discente deve ter contato com livros clássicos, reportagens relevantes e outras fontes confiáveis. Além disso, é interessante consumir obras de outras mídias, como filmes e séries, cujas temáticas tenham relação com temas atuais”, aconselha Leonardo.

Publicidade

De acordo com o professor, para se alcançar uma nota 1000 é necessário que o candidato articule dois elementos principais: o seu repertório cultural e os seus conhecimentos acerca da estrutura do gênero textual dissertação-argumentativa, “de modo que elabore um texto em prosa de 30 linhas no máximo e que contenha uma tese, dois argumentos que fundamente o seu posicionamento, bem como uma proposta de intervenção consistente, sempre dentro da delimitação do tema proposto pela banca”, explica o professor.

Inscreva-se:

Publicidade

https://www.uvv.br/ead/cursos-livres/redacao-enem-jornada-para-o-sucesso/

Programação:

Publicidade

Videoaula 1: Estrutura da redação do ENEM;

Videoaula 2: Os 5 critérios de avaliação do ENEM;

Videoaula 3: Dicas na hora de redigir o texto;

Videoaula 4: Discussão de tema: A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais brasileira em questão;

Videoaula 5: Discussão de tema: Os 30 anos do SUS: entraves e conquistas;

Videoaula 6: Discussão de tema: O debate do homeschooling no Brasil;

Videoaula 7: Discussão de tema: Os desafios do ensino à distância no Brasil;

Videoaula 8: Discussão de tema: Os desdobramentos da saúde mental no mundo;

Videoaula 9: Discussão de tema: O empreendedorismo no cenário econômico atual;

Videoaula 10: Discussão de tema: A responsabilidade dos influenciadores digitais na atualidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.