Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vacina BCG: tudo o que você precisa saber

Um dos imunizantes mais importantes do mundo, a vacina BCG protege seres humanos contra as formas graves da tuberculose

Folha Vitória|

A BCG é a primeira vacina aplicada em recém-nascidos no Brasil. Ela é a maneira mais eficaz de prevenção contra formas graves da tuberculose, uma doença infecciosa muito comum no Brasil.

A incidência de mortes por tuberculose caiu 30% nos últimos 20 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Ainda segundo o órgão, o imunizante foi essencial para a redução e o controle da tuberculose em muitos países.

Afinal, o que é a BCG?

A vacina BCG foi criada há 101 anos, com o objetivo proteger os seres humanos contra as manifestações graves da tuberculose. Ela é composta principalmente por bactérias da cepa Mycobacterium, que enfraquecem a carga da doença no corpo.

O nome BCG é uma sigla para Bacilo de Calmette e Guérin. Ela tem este nome em referência aos criadores do imunizante, os cientistas franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin.

Publicidade

Conheça mais sobre a doença chamada tuberculose

Uma doença transmissível causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Tradicionalmente, a tuberculose afeta o pulmão, mas pode atingir outras áreas do corpo a depender de sua gravidade.

Seres humanos podem servir como incubadoras do bacilo de Koch, mesmo sem apresentar os sintomas. Dessa forma, a doença se torna ainda mais transmissível, por conta da falta de isolamento e de cuidados.

Publicidade

O contágio é feito a partir da inalação de partículas vindas das vias aéreas de pessoas contaminadas, durante a fala, por meio de espirro ou tosse.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, todos os anos, 70 mil brasileiros são diagnosticados com a bactéria. Por isso a vacina é tão importante - para prevenir a forma grave da doença.

Publicidade

Sintomas da tuberculose

Em recém-nascidos, o resultado da doença pode ser devastador. Principalmente porque, no início, a tuberculose pode não apresentar sintomas, evoluindo até se tornar grave - caso o bebê não tenha sido vacinado.

Crianças de até três meses podem parecer abatidos e podem ter febre, baixa energia, dificuldade para respirar ou uma pneumonia persistente. Outras consequências são atraso no crescimento e no ganho de peso.

Em adultos, os sintomas da tuberculose são diferentes. São eles:

- Tosse muito forte por mais de duas semanas,

- Catarro,

- Catarro com sangue,.

- Febre,

- Falta de ar,

- Perda de apetite,

- Dor no tórax,

- Cansaço,

- Voz rouca.

Caso os sintomas apareçam, procure um médico.

E como a BCG nos protege contra a tuberculose?

A vacina BCG funciona estimulando uma resposta do sistema imunológico contra a bactéria causadora da tuberculose. A composição da vacina estimula o organismo de forma segura, levando a produção de anticorpos e formação de memória contra a entrada desta bactéria no corpo humano.

Como oferecer a BCG para meu filho recém-nascido?

Fundamental para o desenvolvimento seguro e saudável de bebês, a vacina BCG é oferecida gratuitamente pelo SUS, logo nos primeiros dias da criança. Ela deve ser administrada ainda na maternidade ou poucos dias depois.

A BCG tem efeito colateral?

Os efeitos colaterais mais comuns desta vacina são comuns e fáceis de administrar. Febre, calafrios, mal-estar e dores musculares - sintomas simples perto da importância da vacina para nossa saúde.

O local da aplicação do imunizante pode ficar vermelho e inchado, e virar um leve machucado, que se cicatriza em poucos dias.

Há contraindicações para a vacina BCG?

A contraindicação para a vacina é a aplicação em bebês prematuros com menos de 2kg. Por ainda não terem o sistema imunológico formado, é preciso atingir o peso mínimo para aplicação do imunizante.

Em outros casos de imunossuprimidos, a aplicação da BCG deve ser analisada junto ao médico pediatra.

Qual a importância da vacina BCG?

Como você já sabe, o imunizante previne contra as formas graves da tuberculose. Assim, registram-se menos mortes pela doença.

Desde que a BCG entrou no programa vacinal do SUS, casos sérios da doença tornaram-se raros no Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.