Folha Vitória Vacinação: 500 pessoas são imunizadas no primeiro dia em Linhares

Vacinação: 500 pessoas são imunizadas no primeiro dia em Linhares

De acordo com a secretaria de saúde do município, o objetivo é imunizar 100% dos idosos e deficientes em instituições e 80% dos profissionais de saúde até a próxima semana

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Na manhã desta quarta-feira (20), após um ato simbólico, a Prefeitura de Linhares realizou o primeiro dia de vacinação contra a covid-19 no município. Ao todo foram vacinadas 500 pessoas integrantes do grupo prioritário composto por profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência.

A imunização foi coordenada pela equipe da Vigilância Epidemiológica do município. Das 500 doses disponíveis, 434 foram utilizadas nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia nos hospitais HGL, Unimed e Rio Doce. A outras 66 doses foram aplicadas em idosos que vivem em instituições de longa permanência.

Linhares recebeu um total de 1.177 doses enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios pelo Governo do Espírito Santo.

“Até a próxima sexta-feira (22) nosso objetivo é ter vacinado 100% dos idosos e deficientes que vivem em instituições de longa permanência e 80% dos profissionais de saúde, devido às pessoas que trabalham em escala de plantão Há cerca de três meses temos nos dedicado a organizar esta campanha, que agora começa com a priorização dos nossos heróis da saúde”, dsse o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

De acordo com o secretário municipal, a primeira remessa de doses recebidas não será suficiente para os 5 mil profissionais da área da saúde do município. Em razão disso, neste momento, serão priorizados aqueles que atuam na linha de frente.

Os grupos prioritários são definidos tendo como base os critérios de exposição de infecção e risco para agravamento ou morte pela doença. A inclusão de novos grupos da população é de responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em Linhares será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses e as mesmas forem enviadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pela prefeitura.

Cuidados devem ser mantidos

A Coronavac, vacina utilizada neste momento, necessita de duas doses para garantir uma melhor defesa do corpo contra o coronavírus, por isso o número de doses deve ser duas vezes maior que a quantidade de pessoas a serem vacinadas.

A segunda dose da Coronavac será aplicada 28 dias após a primeira, por isso é importante ressaltar a necessidade de manter os cuidados, informou o secretário Saulo Rodrigues Meirelles.

“É um tempo que a gente começa estimular a imunidade. Por isso, é importante ainda manter os cuidados de etiquetas respiratórias, evitar aglomeração, usar a máscara, porque essa imunidade ainda vai ser desenvolvida por essas pessoas e a quantidade de doses que chegou ainda não é suficiente para que a gente consiga quebrar a circulação viral”, orientou.

Últimas