Folha Vitória Vacinação contra a gripe: Vitória abre mais de 4 mil vagas neste sábado. Saiba como agendar!

Vacinação contra a gripe: Vitória abre mais de 4 mil vagas neste sábado. Saiba como agendar!

Do total de doses, 3.100 serão para crianças de seis meses e menores de seis anos, 570 para gestantes, 130 para puérperas e 600 para trabalhadores da saúde

Folha Vitória
Foto: Jansen Lube/PMV
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A partir das 10 horas deste sábado (24), a Prefeitura de Vitória abre 4.400 novas vagas para a vacinação contra a gripe (Influenza) por meio do agendamento online ou do aplicativo Vitória Online.

Do total de doses, 3.100 serão para crianças de seis meses e menores de seis anos, 570 para gestantes, 130 para puérperas e 600 para trabalhadores da saúde. A vacinação será realizada entre os dias 26 e 30 de abril.

Público-alvo

Neste primeiro momento, a campanha de imunização está voltada para trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebês até 45 dias).

Para imunizar os pequenos, é preciso levar o cartão de vacina ou um documento da criança, em caso de perda da caderneta.

Gestantes podem levar o cartão da gestante ou exames e documento de identificação com foto.

Já as puérperas devem apresentar certidão de nascimento do bebê ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Os profissionais de saúde podem levar o crachá e a declaração do serviço de saúde onde atuam, o contracheque, o contrato de trabalho, a carteira de trabalho ou a carteira do conselho de classe.

Acadêmicos que prestam assistência em serviços de saúde com jornada semanal mínima de 16 horas deverão apresentar uma declaração da instituição de ensino indicando essa atuação.

Locais de vacinação

A imunização acontecerá em 28 unidades básicas de saúde da capital: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Itararé, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão e Forte São João.

Campanha

A campanha de vacinação contra a gripe será realizada em etapas, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde. A estimativa é imunizar cerca de 143 mil pessoas na capital durante toda a campanha, que tem previsão de terminar em 9 de julho.

• 1ª fase (entre 12/4 e 10/5) – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebês até 45 dias e apresentem algum documento que comprove a condição) e trabalhadores da saúde.

• 2ª fase (a partir de 11/5 até 8/6) – O sistema vai manter as doses para o grupo anterior, além de abrir mais vagas para imunizar também idosos a partir dos 60 anos e professores das escolas públicas e privadas.

• 3ª fase (a partir do dia 9/6 até 9/7) – Além de imunizar as pessoas dos primeiros grupos, haverá doses para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Como agendar

Para marcar a imunização no agendamento on-line, basta acessar https://agendamento.vitoria.es.gov.br, clicar na categoria "Saúde" e, depois, selecionar o serviço "Vacinação Influenza". Também é possível agendar pelo aplicativo Vitória Online.

Últimas