Folha Vitória Vai retomar os treinos? Confira alguns cuidados para evitar lesões

Vai retomar os treinos? Confira alguns cuidados para evitar lesões

Querer compensar o semestre sedentário na primeira semana com treinos excessivos é arriscado

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Quem não se arriscou ou encontrou motivação para manter os exercícios físicos em casa ou ao ar livre nos últimos seis meses pode estar até ansioso para mandar o sedentarismo. Mas tentar recuperar o semestre parado exagerando nos treinos representa um risco alto de lesões. 

A dica dos educadores físicos é voltar com um treino de readaptação, além de tomar todos os cuidados preventivos, como uso de máscara, álcool e toalha e garrafa de água individual, visto que a pandemia não acabou.

De acordo com a professora da Azen Academia Daniela Rocha, para quem ficou nos últimos meses sem nenhuma atividade física o ideal é retornar em dias alternados, até três vezes por semana, com exercícios de até 45 minutos e carga baixa, intercalando o trabalho nos segmentos corporais.

“Apesar da ansiedade de alguns alunos para retomar a forma física, a performance e até preparar o corpo para o verão, é preciso cautela para evitar dores e lesões. Mesmo quem já treinava antes precisa se readaptar gradualmente, trabalhando os músculos como um todo com programas que contemplem força, mobilidade e alongamento”, orienta.

A educadora física lembra que mais importante que executar um treino altamente exaustivo é ter regularidade na prática. “Pegar pesado em um dia e não conseguir treinar nos demais por causa de dores musculares excessivas não é indicado. Além de aumentar o risco de ter lesões, compromete os resultados. Organizar a rotina para os exercícios caberem bem na agenda também é fundamental. Algumas modalidades exigem apenas 30 minutos diários e são bastante efetivas”, conclui.

Últimas