Folha Vitória Veja como aproveitar o frio com receitas quentinhas e sem furar a dieta

Veja como aproveitar o frio com receitas quentinhas e sem furar a dieta

Com a chegada do inverno, é comum querermos dormir um pouco a mais, ficar debaixo das cobertas assistindo um filminho e, muitas vezes, buscar nos confortar com os “comfort food”

Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Freepik
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Temperaturas mais baixas e vontade de ficar quentinho debaixo das cobertas. É oficial, o inverno chegou. Nesse período é comum aparecer a vontade de nos aquecermos com comidas mais quentinhas, como caldos, sopas e fondues. 

O que muita gente não sabe, é que é possível aproveitar esse cardápio sem colocar em risco a dieta. Se esse é o seu caso, veja abaixo algumas dicas e receitas da nutricionista Beatriz Gaudio para aquecer o corpo e manter a forma.

Substituições podem ser uma boa saída

Sopas: Substituir a salada do jantar por uma sopa é uma ótima alternativa para aquecer o corpo.

Fondue: Faça trocas inteligentes. No caso do fondue de carne, opte por grelhar os pedaços em uma frigideira antes de colocar na panela. Assim ela permanece menos tempo mergulhada no óleo quente, absorvendo menos gordura e diminuindo o valor calórico. 

Como acompanhamento, escolha molhos que não sejam industrializados pois contem alto teor de sódio. 

Para o fondue de chocolate, prepare-o com consistência mais rala, à base de chocolate 70% e abuse das frutas da estação como acompanhamento.

Alimentos termogênicos: Eles possuem o poder de elevar a temperatura corporal, promovendo alto gasto energético ao serem processados, ajudando na perda de peso. 

Inclua na sua rotina pimenta vermelha, chá verde, gengibre, cafeína, canela e até mesmo a água que acabamos nos descuidando nessa estação.

Cerveja para Vinho: O clima frio é mais favorável ao consumo de vinho. Nutricionalmente falando, o vinho possui polifenóis, componentes naturais encontrados na casca e na semente da uva, que possuem importante ação antibiótica, efeito antioxidante e ainda reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o chamado colesterol bom (HDL), ajudando a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias. 

E, claro, sem exageros pois continua sendo álcool.

Doces: Frutas quentes ou assadas são ótimas opções. Opte por maçã, banana, pêssego ou abacaxi. Você ainda pode polvilhar canela sobre elas, uma bela forma de incluirmos os ingredientes termogênicos.

Chás: A melhor forma de aquecer o corpo sem acrescentar calorias é beber um chá. O consumo de chá verde, cavalinha, hibisco, dente de leão com hortelã, anis, limão siciliano e gengibre, que ajuda a disfarçar o gosto amargo.

Receitas para os dias mais frios 

A nutricionista também sugeriu duas receitas para esse período. Uma delas é "para dar ânimo para levantar do sofá e ir se exercitar", disse Beatriz. A outra, uma excelente opção para o jantar. Veja:

Pré-treino

Infredientes: 

Gengibre 

Canela 

Pimenta caiena.

Modo de Preparo: Decocção de uma canela em pau em 300mL de água por 5 minutos, seguida de infusão por mais 10 min com 1 colher de sopa de gengibre ralado e uma pitada de pimenta caiena.

Caldo Verde Low Carb

Ingredientes: 

1 colher de sopa de óleo de coco 

350 gramas de linguiça paio cortada em cubos 

1 cebola grande cortada em cubos

3 dentes de alho picados 

1 talo de salsão picado 

1 kg de chuchu descascado e picado 

1 litro de caldo de legumes 

200 gramas de couve picada 

Sal a gosto 

Pimenta a gosto 

Noz moscada a gosto.

Modo de preparo:

Lave e descasque o chuchu e pique bem. Corte a linguiça em cubos, bem como a cebola. Pique couve, salsão e outros ingredientes conforme descrição acima. Refogue a linguiça no óleo de coco, mexendo de vez em quando até dourar. Então retire a linguiça, reserve. 

Na mesma panela adicione o alho e deixe refogar. Em seguida adicione o salsão, a cebola e deixe por uns 5 minutos. Se necessário adicione um pouco de água para não grudar. Em seguida adicione o chuchu, misture e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Cubra com o caldo de legumes. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios. 

Espere esfriar e leve para processar no liquidificador. Volte à panela e adicione a linguiça reservada, deixe incorporar o sabor e adicione a couve picada. Sirva em seguida.

Últimas