Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja como será o funcionamento dos cemitérios na Grande Vitória nesta segunda-feira

Pandemia deve impactar a tradicional rotina de quem for prestar homenagens aos entes queridos no feriado de Finados deste ano

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Para muitos, o Dia de Finados, celebrado nesta segunda-feira (02), é mais do que um feriado. Quem reserva o momento para lembrar ou prestar homenagens aos entes queridos que já se foram, levam ao pé da letra o motivo da data.

Assim como muitas outras coisas, a pandemia também deve impactar a tradicional rotina de quem for aos cemitérios neste ano. Na Grande Vitória, as prefeituras já preparam esses locais para a visitação de parentes e amigos aos túmulos. Em todas as cidades, as orientações de distanciamento social e o uso de máscara são mantidos como essenciais.

Em Cariacica, os oito cemitérios públicos do município estarão abertos, normalmente, das 7h às 17h. A Prefeitura da cidade informo que irá disponibilizar pia, para que os visitantes possam higienizar as mãos. A Defesa Civil estará circulando nos cemitérios, orientando as pessoas a não aglomerarem e irá entregar panfleto com orientação à prevenção da covid-19.

Em Vitória, os dois cemitérios públicos da cidade, Santo Antônio e Maruípe, estarão de portas abertas no dia de finados, das 8 às 17 horas. Segundo o município, é imprescindível usar máscaras e evitar aglomerações. 

Publicidade

Ainda de acordo com a prefeitura, haverá dispenser com álcool em gel e sabão para a higienização das mãos nos banheiros e nas capelas. Equipes de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade estarão nos cemitérios para orientar e organizar os vendedores que ficam ao redor dos cemitérios nesses dias.

Na Serra, a prefeitura informou que preparou os cemitérios públicos para receber os visitantes no Dia de Finados. Além dos trabalhos de limpeza e conservação dos locais, todas as medidas sanitárias previstas nos decretos estadual e municipal em relação à covid-19 serão tomadas. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30.

Publicidade

Como forma de evitar a pandemia do novo coronavírus, os seis cemitérios públicos municipais, localizados em Carapina Grande, Jacaraípe, Nova Almeida, Pitanga, Santo Antônio (região de Serra-Sede) e São Domingos, adotarão medidas especiais de funcionamento. Pessoas sem máscara não poderão entrar, e serão disponibilizados dispensers de álcool em gel nas entradas dos locais. A Guarda Municipal atuará nos locais para evitar aglomerações durante as visitas.

No município de Vila Velha, os seis cemitérios públicos estarão de portas abertas na próxima segunda, das 7 às 17 horas. Porém, seguindo todos os protocolos de segurança devido à pandemia de covid-19, toda uma estrutura está sendo montada. Pias e banheiros portáteis, além de tendas para proteção estarão disponíveis para munícipes e visitantes. As pessoas que adentrarem os locais deverão estar utilizando máscara e evitar aglomerações, respeitando o distanciamento de, no mínimo, 1,5 m entre as pessoas.

Publicidade

No município de Viana, o horário de funcionamento dos cemitérios de Viana Sede, Araçatiba, Vila Bethânia, Eldourado e no cemitério vertical em Nova Bethânia será das 08 às 17 horas.

A prefeitura orienta que os visitantes usem máscaras e mantenham o distanciamento social mínimo de 1,5m. Pessoas com febre, tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, fadiga, cansaço, diarreia e dificuldade de respirar devem evitar ir para os cemitérios ou celebrações religiosas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.