Folha Vitória Veja os cuidados que pacientes oncológicos precisam ter no inverno

Veja os cuidados que pacientes oncológicos precisam ter no inverno

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no inverno, as doenças respiratórias se proliferam com maior rapidez e podem acometer pessoas com imunidade mais baixa, como os pacientes em tratamento de câncer

Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Neste período mais frio do ano é comum que as doenças respiratórias se tornem mais recorrentes, tendo em vista que a mudança climática cria um ambiente propício para a proliferação de vírus e bactérias. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, por ano, gripes e resfriados causam comprometimentos graves em 3,5 milhões de pessoas, principalmente, as que possuem alguma comorbidade ou estejam em tratamentos que impactam a imunidade, como as quimioterapias e radioterapias, que tratam o câncer. 

Carolina Conopca, oncologista, comenta que no inverno há vários fatores que contribuem para a maior incidência de doenças respiratórias. 

“O frio, o aumento da poluição ambiental, as mudanças bruscas no clima, o ar seco e a utilização de cobertores guardados há muito tempo são algumas das razões que podem influenciar na proliferação avançada dos vírus. É preciso lembrar, ainda, que a Covid-19 também é uma doença respiratória e, nos pacientes oncológicos, ela pode provocar internações e uma série de complicações, visto a baixa imunidade das pessoas que realizam tratamentos contra o câncer”, alerta a especialista.

Leia também: Instituto emite alerta de queda drástica de temperatura no ES

De acordo com o Instituto Oncoguia, é fundamental que os pacientes oncológicos cumpram as recomendações de higiene, a fim de prevenir as infecções respiratórias. 

Veja os cuidados que devem ser adotados, segundo a oncologista, para preservar a saúde de pacientes oncológicos:

- lavar bem as mãos antes de todas as refeições;

- priorizar frequentar ambientes arejados;

- manter uma alimentação com refeições frescas;

- se hidratar com frequência. 

"Para pacientes que estão internados, não é indicado receber visitas que estejam com sintomas gripais, além disso, o distanciamento físico deve ser rigoroso, para diminuir os riscos de contágio da Covid-19”, finaliza Carolina. 

Leia mais: Temperatura começa a cair no ES nesta quinta e sensação térmica pode ficar abaixo de 0ºC

Últimas