Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Verão 2021 será de mais calor e menos chuva do que o registrado neste ano no ES, diz Climatempo

A estação mais quente também é o período em que se registra maior volume de chuva em todo o estado capixaba

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Muitas pessoas amam. Outras, nem tanto. Fato é que a estação mais quente do ano começa, oficialmente, às 7h02 da próxima segunda-feira (21). Apesar de o capixaba já estar vivenciando um período de muito calor nos últimos dias da primavera, o verão deve ser de sol forte e menos dias chuvosos do que o registrado no mesmo período desta ano.

De acordo com a Climatempo, o verão é a estação com maior registro de chuva no Espírito Santo, fenômeno que pode ser provocado por nuvens carregadas, que crescem por causa do excesso de calor e de umidade, por atrás de instabilidade que avançam do mar e chegam ao estado.

Um dos termos mais utilizados pelas previsões do tempo é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela chuva volumosa sobre a região Sudeste do Brasil. No verão 2020, o fenômeno e outras convergências de umidade provocaram muita chuva sobre o estado do Espírito Santo.

Já para este próximo verão, a circulação de ventos sobre a região Sudeste do Brasil não estará tão favorável para a concentração de umidade sobre o estado capixaba. Segundo a Climatempo, de forma geral, a previsão é de menos chuva do que no verão passado. Dessa forma, o Espírito Santo não terá tantos episódios de dias muito chuvosos, como foi em 2020.

Publicidade

Verão 2021

Segundo previsões da Climatempo, durante o mês de janeiro, a alta subtropical do Atlântico Sul terá bastante influência sobre as condições do tempo no Espírito Santo. A previsão é de dias com bastante sol e calor e algumas pancadas de chuva, mas que não devem cair em todos os dias. A previsão da Climatempo é de que o volume de chuva sobre o Espírito Santo em janeiro de 2021 fique abaixo da média normal em todas as áreas capixabas.

No mês de fevereiro, o estado terá sol, calor e pancadas de chuva, mas não há expectativa de permanência de grandes áreas de instabilidade sobre o estado. A chuva vai cair em áreas isoladas, mas pode ser na forma de temporais, inclusive na Grande Vitória. Mesmo assim, o mês deve terminar com chuva abaixo da média em todo estado. O mês será quente e não há expectativa de queda de temperatura relevante.

Para março, a previsão é de chuva mais regular sobre o Espírito Santo. As áreas de instabilidade devem ser mais frequentes sobre o estado. As pancadas de chuva vão acontecer com maior regularidade. A previsão da Climatempo é de que o mês termine com volumes de chuva dentro ou acima da média normal para o período em todas as áreas capixaba. Apesar da previsão de mais chuva do que o normal, o mês ainda será abafado, com temperaturas médias dentro ou acima do padrão normal. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.