Folha Vitória Viana Vacinada: três locais já estão com vagas esgotadas

Viana Vacinada: três locais já estão com vagas esgotadas

Aplicação das doses ajustadas acontece no próximo domingo (13), das 8h às 17 horas

Folha Vitória
Foto: Secom/Viana
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Continua o período de cadastramento e agendamento para moradores e eleitores de Viana que desejam participar o estudo 'Viana Vacinada'. De acordo com a prefeitura da cidade, três locais já estão com as vagas esgotadas para a aplicação.

Não há mais horários disponíveis para agendamento na central É Prá Já, em Marcílio de Noronha, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Viana Sede e na UBS Orminda Vaz Broedel, no bairro Vila Bethânia. Em todas as seções eleitorais, no entanto, há horários disponíveis.

Leia também: Como será o estudo inédito no país que vai avaliar a eficácia da meia dose da Astrazeneca

A pesquisa vai aplicar uma dose ajustada (meia dose) da vacina Astrazeneca na população fora dos grupos prioritários, de 18 a 49 anos na cidade. A estratégia adotada para a imunização será parecida com o dia de eleições. Cada cidadão poderá receber a vacina em sua seção eleitoral. Para quem não vota em Viana, mas mora na cidade, há a necessidade de comprovar residência.

Agendamentos

Cerca de oito mil pessoas já se voluntariaram a participar do estudo "Viana Vacinada". A informação foi passada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em uma entrevista coletiva que aconteceu na tarde desta segunda-feira (07). Ainda na coletiva, Nésio reforçou a importância da participação dos moradores de Viana no ensaio clínico.

"Nossa expectativa é que toda a população entre 18 e 49 anos possa participar do estudo, mas que pelo menos faça a adesão voluntária. Já temos até o início desta coletiva (14h) 8 mil vianenses que já iniciaram o cadastro", disse o secretário.

A expectativa é de que os resultados da vacinação comecem a aparecer já no fim de julho. "Nossa expectativa é que no final do mês de julho e no início já poderemos perceber efeitos da vacinação da população vianense, com a adesão plena de toda a população alvo do estudo. Para isso é necessária a ampla participação. O cadastro é feito pelo site vianavacinada.saude.es.gov.br", afirmou Nésio Fernandes.

A ação faz parte de um estudo, coordenado por pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujo objetivo é avaliar se a aplicação da dose ajustada possui eficácia igual ou superior à da dose padrão.

O subsecretário estadual de saúde, Luiz Carlos Reblin, pontuou que esse é um estudo que trará benefícios não somente para os capixabas que se voluntariam.

"Essa vacinação pode colaborar não só com Viana, mas com o Espírito Santo e o Brasil. Além de outros países. Então, morador de Viana, acesse o site e faça o agendamento. Lembrando que a base utilizada para fazer a seleção é a eleitoral", disse Reblin. 

Últimas