Folha Vitória Viana vai contar com primeiro Polo Agroindustrial da Cerveja Artesanal do ES

Viana vai contar com primeiro Polo Agroindustrial da Cerveja Artesanal do ES

Serão disponibilizados 12 mil m2 de área para instalação inicial de quatro cervejarias nas regiões de Pedra da Mulata, Araçatiba, Jucu e Jacarandá

Folha Vitória
Foto: divulgação Prefeitura de Viana
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O município de Viana terá o primeiro Polo Agroindustrial da Cerveja Artesanal do Estado. Segundo a prefeitura, serão disponibilizados 12 mil m2 de área para instalação inicial de quatro cervejarias nas regiões de Pedra da Mulata, Araçatiba, Jucu e Jacarandá, regiões rurais do município. Também serão abertas oportunidades para instalações de pousadas, restaurantes, agroindústria, laticínios, entre outros. O processo de implantação começa este ano e toda a estrutura deve  ficar pronta em dois anos. 

“Acreditamos que as próprias cervejarias seriam equipamentos turísticos atraindo empreendedores desses ramos, além do desenvolvimento da gastronomia local”, disse o prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos).

De acordo com o município, a instalação do Polo vai proporcionar a abertura de oportunidades de emprego e prestação de serviços, com mão de obra local. “Viana vai propor um incentivo fiscal estadual por um período de um ano e também financiamento e assistência técnica para implantação dos campos de lúpulos e malte. O Polo terá resultados a curto prazo de, no máximo dois anos, ajudando o Estado e o município de Viana a retomarem sua economia pós-pandemia. A intenção é gerar, de imediato, 300 empregos diretos e indiretos”, afirmou. 

O município de Viana ainda dispõe de produção de mel, cacau, café e mandioca, produtos que poderão ser utilizados na produção de cervejas. “Viana, a capital da logística, tem tudo para se transformar também na capital do agroturismo”, pontuou Bueno. A prefeitura está fechando parcerias com Governo do Estado, Sebrae, Ifes, Incaper e Aderes para implantar o projeto. 

Últimas