Folha Vitória VÍDEO | Às vésperas da colheita, chuva de granizo destrói lavouras em São Domingos do Norte

VÍDEO | Às vésperas da colheita, chuva de granizo destrói lavouras em São Domingos do Norte

Segundo a Defesa Civil, alguns produtores perderam toda safra de café faltando menos de um mês para o início da colheita

Folha Vitória

O temporal dessa semana deixou estragos no Espírito Santo. Além de casas e lojas destelhadas, a chuva de granizo também causou muitos prejuízos em plantações de café na comunidade do Sábia, em São Domingos do Norte, na última quarta-feira (31). 

Os moradores estavam desolados com tamanha perda, faltava apenas 30 dias para a colheita do café. 

"Destruiu 30% do meu cafezal, quatro casas de colônia e os galpões. Um prejuízo incalculável, faltava apenas 30 dias para colher café", relatou.  Além disso, um proprietário de lavoura teve um prejuízo ainda maior. "A chuva de gelo acabou com nossa lavoura, se eu colher muito é 10%. Meu café foi todo para o chão". 

De acordo com Paulo Kuster, da Defesa Civil do munícipio, o prejuízo ainda está sendo calculado juntamente com o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural). 

"Estivemos nas principais propriedades atingidas, a situação é dramática, perderam praticamente tudo. E o que a chuva de granizo não destruiu, agora o fungo a broca vai entrar na planta e acabar de destruir. Perda de 100%", afirmou. 

Foto: Reprodução/Leitor WhatsApp
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Últimas