Folha Vitória VÍDEO | Assaltos a lojas em Vitória aumentaram mais de 100% em comparação ao ano passado

VÍDEO | Assaltos a lojas em Vitória aumentaram mais de 100% em comparação ao ano passado

No Centro de Vitória, comerciantes afirmam que só estão conseguindo manter os negócios abertos com a contratação de segurança particular

Folha Vitória

Em comparação ao ano de 2020, o número de assaltos na capital capixaba, Vitória, aumentou em mais de 100% entre os meses de janeiro e julho. Fortemente prejudicados, comerciantes afirmam que só conseguem manter as portas abertas com investimentos em segurança.

Um dos casos aconteceu em uma financeira que fica no Centro de Vitória. A ação do criminoso foi registrada pelas câmeras de videomonitoramento. No vídeo, é possível ver o momento em que um homem entra no local com uma mochila nas costas.

Em seguida, um outro rapaz também chega ao estabelecimento, mas fica perto da porta. O de mochila, segundo as funcionárias, teria anunciado o assalto. De acordo com testemunhas, o homem não mostrou a arma; mas ameaçou as vítimas. 

O suspeito ordenou que ninguém gritasse e pegou oito celulares das mesas. Em seguida, os homens fugiram. O crime aconteceu em plena luz do dia. A financeira fica na Avenida Jerônimo Monteiro, uma das mais movimentadas do Centro.

"Era por volta de 13h30, quando um rapaz chega de bolsa e a gente pede uma referência. Na hora que ele abre a mochila para pegar o documento, ele deu um passo para frente e anunciou o assalto", contou uma funcionária do estabelecimento que não quis se identificar.

Indignada com o assalto, ela disse que é preciso mais atenção da Polícia Militar no Centro de Vitória.

"O Centro está abandonado há muitos anos e meu apelo é que os policiais rodem de moto, a pé, façam mais guardas, para que a gente possa trabalhar mais tranquilo e possamos também sair de casa", disse.

Foto: Dayse Torres
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Assaltos são frequentes na capital capixaba

Além dos inúmeros casos registrados no Centro, no bairro Santo Antônio, também em Vitória, um comerciante foi rendido por três homens armados.

 A vítima foi trancada no banheiro da loja de roupas e os assaltantes deixaram um prejuízo de cerca de R$ 13 mil.

Na Rua Duque de Caxias, muitas lojas estão com portas fechadas devido à violência. Os empresários das poucas lojas que mantiveram as portas abertas disseram que só conseguem manter o funcionamento com estratégias, como por exemplo, contratar segurança particular.

Aumento no número de assaltos

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) revelam que entre os meses de janeiro e julho deste ano, houve um aumento de 108% no número de assaltos em Vitória, se comparado ao mesmo período do ano passado. 

Segundo a Sesp, em 2021 foram 156 assaltos a estabelecimentos comerciais. Em 2020, foram 75.

Sobre o assalto à financeira no Centro de Vitória, a Polícia Civil informou em nota que o caso está sendo investigado e outras informações não serão repassadas para não atrapalhar as investigações.

* Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.

Últimas