Folha Vitória Vídeo de bebê capixaba subindo escada está bombando na web; médica faz alerta para pais

Vídeo de bebê capixaba subindo escada está bombando na web; médica faz alerta para pais

Quem tem criança em casa precisa ter cuidados redobrados para evitar acidentes

Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O vídeo de uma bebê capixaba, de apenas 11 meses, tem deixado muitos internautas espantados com tamanha destreza! Nas imagens, a pequena Laurinha aparece puxando uma escada de alumínio, que estava atrás de uma máquina de lavar e sobe para ver a paisagem pela janela.

A cena foi registrada pela mãe da menina para mostrar ao marido. A família foi alvo de críticas nas redes sociais. Alguns internautas questionaram o fato da mãe acompanhar a proeza da filha sem intervir.

Para a pediatra Iria Giacomin, Laurinha está explorando o seu desenvolvimento motor, que ela considera avançado para a idade. A médica explica, no entanto, que os país não devem se preocupar se os filhos não estão andando com a mesma idade.

"O desenvolvimento das crianças varia por diversos motivos, como a genética e o estimulo. Há crianças que são mais adiantadas na fase motora, como andar e engatinhar, já outras desenvolvem mais rápido na fala", esclareceu. 

A médica faz um alerta importante. Quem tem criança em casa precisa ter cuidados redobrados! Proteger as quinas dos móveis e as tomadas de energia elétrica, além de manter objetos que possam ser engolidos fora do alcance dos pequenos, são apenas algumas ações que os adultos devem adotar para evitar acidentes.

A pediatra orienta aos pais e responsáveis a sempre olharem para o que os filhos estão fazendo. "Às vezes, acontece de uma hora para outra. Você não imagina que um bebê vai escalar o berço e subir no sofá para olhar uma janela, por exemplo. Mas isso acontece. Pais de bebês que estão na fase de desenvolvimento, de andar, de engatinhar, sempre têm que estar em alerta", ressaltou. 

De acordo com a especialista, há alguns cuidados fundamentais que devem ser adotados. "Um móvel perto de uma janela, uma vidraça sem tela de proteção ou uma cama alta que pode provocar uma queda devem ser evitados. Áreas perto de escadas também devem ser sempre observadas, pois podem provocar acidentes", alertou a médica. 

Mesmo com os cuidados, a médica orienta que a autonomia das crianças seja incentivada pelos familiares com responsabilidade, como comer frutas sozinha. A pediatra ressalta que os país não devem tentar reproduzir cenas como a de Laurinha para viralizar na internet. "Eu fico preocupada, tentar fazer vídeos assim é perigoso. Pode acontece um acidente", afirmou. 

Últimas