Folha Vitória VÍDEO| Médico desabafa sobre fala de leitos de UTI em hospital de Linhares

VÍDEO| Médico desabafa sobre fala de leitos de UTI em hospital de Linhares

Em nota, a Secretaria Municipal ressaltou ainda que neste momento, os leitos de UTI contam com 80% de ocupação

Folha Vitória
Foto: reprodução vídeo
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A pandemia de covid-19 se agrava, a cada dia, em vários estados, que registram colapsos em hospitais públicos e particulares. No Espírito Santo, novas medidas serão adotadas a partir de segunda-feira, em função do novo cenário que se desenha no mapa de risco. Na tarde desta sábado (13), um vídeo do médico Fernando Aché circulou nas redes sociais trazendo preocupação. O infectologista que atua na linha de frente de combate ao novo coronavírus, no Hospital Geral de Linhares (HGL), no norte do Estado, afirmou que o hospital não possui mais leitos de UTI para tratamento de covid-19. 

Em nota, a Secretária de Saúde Municipal de Linhares informou que o município busca com o Governo do Estado abertura de 12 novos leitos de UTI, passando dos atuais 20 para 32 leitos. 

Assista ao vídeo:

A Secretaria Municipal ressaltou ainda que neste momento, os leitos de UTI contam com 80% de ocupação - isso significa que ao atingir essa conta, não recebe mais pacientes via Regulação de Vagas do Estado, pois é dado prioridade aos pacientes que chegam via Pronto Socorro, por meio da porta aberta (demanda espontânea), independente de qual Município seja o paciente.

A reportagem do Jornal Online Folha Vitória procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e a assessoria de comunicação disse estar apurando o caso. 

Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares na íntegra:

A Secretaria de Saúde de Linhares informa que acompanha a situação em tempo real, referente à ocupação de leitos de UTI e Enfermaria Covid no Município e no Estado.

O Município ratifica que o Hospital Geral de Linhares (HGL), junto à Unidade Sentinela, está preparado para receber os pacientes suspeitos e/ou confirmados com a Covid-19.

Toda estrutura montada no início da pandemia está sendo mantida, com leitos de emergência na Unidade Sentinela e no Pronto Socorro, assim como nos leitos de internação de UTI e Enfermaria Covid.

Informa que, neste momento, os leitos de UTI contam com 80% de ocupação - isso significa que ao atingir essa conta, não recebe mais pacientes via Regulação de Vagas do Estado, pois é dado prioridade aos pacientes que chegam via Pronto Socorro, por meio da porta aberta (demanda espontânea), independente de qual Município seja o paciente.

A pasta informa ainda que está, juntamente com o Governo do Estado, trabalhando para abertura de 12 novos leitos de UTI no HGL, passando dos atuais 20 para 32 leitos de UTI Covid.

Quanto à preocupação do profissional médico, as pessoas precisam entender que a pandemia da Covid não passou, que as aglomerações não podem acontecer, que os jovens e a população, como um todo, precisam ter consciência que os idosos que estão em casa estão sendo contaminados pelas pessoas que estão indo para as aglomerações.

Ressalta que é preciso, portanto, retornar com o isolamento social, manter as medidas de segurança, como o uso de máscaras e higienização das mãos".

Últimas