Folha Vitória VÍDEO | Pronto ainda neste ano? Imagens aéreas mostram como estão as obras do Terminal de Itaparica em VV

VÍDEO | Pronto ainda neste ano? Imagens aéreas mostram como estão as obras do Terminal de Itaparica em VV

O espaço foi interditado no dia 20 de julho de 2018, após a divulgação de um laudo onde constava que a estrutura apresentava riscos para os passageiros

Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Aguardando o término das obras do Terminal de Itaparica há dois anos, usuários do sistema de transporte público da Grande Vitória ainda não sabem ao certo  quando poderão utilizar o novo espaço. Cerca de 45 mil passageiros passavam pelo terminal todos os dias, segundo a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).

O terminal foi interditado em 2018, pois, de acordo com o governo do Estado, apresentava riscos aos frequentadores do local. Cinco linhas que operavam no espaço foram transferidas para o Terminal do Ibes e outras 30 para o Terminal de Vila Velha.

O governador Renato Casagrande e o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER) garantem que as obras serão entregues ainda em 2020.

Segundo o DER, a reconstrução do Terminal de Itaparica teve um atraso em função da pandemia do Covid-19, mas o projeto continua com previsão de entrega neste ano. A preparação da área reconstruída, demolição de estruturas antigas e reforço dos pilares já estão concluídas.

Ainda de acordo com o órgão, o material da estrutura do teto está pronto e passando por um processo de galvanização contra maresia. As instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias estão em fase de conclusão, assim como a pavimentação para a passagem dos transportes coletivos.

O DER-ES também informou que estão sendo realizados assentamento de pastilhas em guaritas e bilheterias, recomposição de Pavi-S, acabamento do muro, escavação de área lateral à rodoviária para substituição do alambrado, colocação das gaiolas dos pilares, vigamento da fossa, retirada do alambrado fundo terminal, preparação técnica, ensaios e acabamento dos pilares.

Confira imagens aéreas da obra feitas pelo drone da TV Vitória / Record TV:

Interdição

O Terminal Itaparica foi interditado no dia 20 de julho de 2018, após a divulgação de um laudo onde constava que a estrutura apresentava riscos para os passageiros e profissionais que atuavam no local. Na época, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) informou que a interdição preventiva visava regularizar problemas na execução do projeto original.

Leia mais: Interdição do Terminal Itaparica completa 2 anos; DER prevê retorno ainda em 2020

Últimas