Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vinicius Ventorim: “Nosso propósito é melhorar a vida das pessoas”

A Politintas é a maior rede de lojas de tintas do Espírito Santo, com 16 unidades localizadas na Grande Vitória

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Vinicius Ventorim é diretor-executivo da Politintas. É formado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com MBA pela universidade de Saint Mary’s no Canadá e especializações pela Fundação Dom Cabral, FGV e Fucape.

A Politintas é a maior rede de lojas de tintas do Espírito Santo, com 16 unidades localizadas na Grande Vitória. Neste ano, a empresa completou 45 anos de mercado e tem se firmado como uma organização omnichannel, integrando diversos canais de atendimento para que os clientes tenham a melhor experiência de compra possível.

Sempre inovando, a Politintas lançou recentemente uma ferramenta on-line para facilitar a busca por pintores e outros profissionais qualificados: o Politintas Indica. Basta o cliente acessar o endereço politintas.com.br/politintasindica, informar a cidade onde será realizado o trabalho e selecionar o tipo serviço que necessita.

 Qual é o seu conceito de liderança?

Publicidade

A liderança servidora é meu modelo ideal. Coloco-me ao lado de minha equipe, tento sempre ajudar, ensinar, explicar e ouvir opiniões. Outro conceito que sigo é ser autêntico. Demonstro sem medo minhas emoções, minhas fraquezas, minhas dúvidas. Ser líder não é ser perfeito. Ninguém é. 

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

Publicidade

O principal requisito é ser reconhecido pela equipe como um líder. O próximo passo é ser uma inspiração para eles.

Quais são os maiores desafios e conquistas de ser líder?

Publicidade

A parte mais desafiadora é ser justo e consistente. No momento de ouvir um não é quando o liderado mais questiona a sua posição. Com relação às conquistas, eu fico muito feliz quando vejo as pessoas evoluindo junto com a empresa. Nosso propósito é melhorar a vida das pessoas. Quando vejo a Politintas ajudando um pintor a ser um profissional melhor, quando vejo um colaborador se formando, sendo promovido... Ah, é uma alegria!

Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?

Nosso processo na Politintas começou pela definição da ideologia da empresa. Propósito, missão, visão e valores foram redigidos com a participação de uma equipe multidisciplinar. Depois divulgamos para todos, inclusive usando uma dinâmica em que os colaboradores votaram se a gente realmente os cumpria.

Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?

Nesta fase difícil tive muitas oportunidades para exercitar meus conceitos de liderança. Criamos um comitê, com conversas frequentes, para tomadas de decisão ágeis e coletivas.

Que comportamentos e atitudes caracterizam o líder do futuro?

O “futuro” já é agora. As pessoas gostam de ser ouvidas. A liderança deve ser participativa.

Que futuro você quer para você, sua empresa e seus liderados?

Para mim, eu quero deixar um legado. Ser visto como exemplo para meus filhos, principalmente. Para a Politintas, desejo o crescimento sustentável. Para meus liderados, tudo o que eu quero é a felicidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.