Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Violência contra a mulher: 43 casos foram registrados por dia, em média, nos primeiros meses deste ano

Em janeiro e fevereiro de 2021, foram registrados 2.551 casos no Estado

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Mais de 2.500 mulheres foram vítimas de violência no Espírito Santo nos dois primeiros meses deste ano. O número representa uma média de 43 casos por dia. Esses são, apenas, os casos que foram registrados nas Delegacias de Atendimento à Mulher do Estado. Outras vítimas carregam as marcas da violência pelo corpo e na alma, mas sentem medo ou vergonha de pedir socorro. 

A confeiteira Evelyn Mota da Silva, de 27 anos, passou por essa dor. Os sete anos de casamento foram marcados pelo ciúme possessivo e pelas agressões do, então, marido. Ela é mãe de uma criança autista, fruto do relacionamento que teve com o, agora, ex-companheiro

Hoje, ela vive escondida e convive com medo de um dia ser encontrada pelo agressor, que agora está preso.

Segundo a jovem, no começo da relação, o homem parecia ser outra pessoa, mas logo deu indícios de que o ciúmes passaria dos limites. "Os abusos começaram através do bloqueio das redes sociais e com o acesso dele ao meu celular. Muitas vezes, ele respondia mensagens, apagava e não me contava com quem e o que falou", lembrou.

Publicidade

A primeira agressão, de acordo com a vítima, ocorreu depois do primeiro ano de relacionamento. "Era um domingo, a gente estava em um clube perto do mar, em Vila Velha. Eu queria ir embora, porque no dia seguinte iria trabalhar. Ele não deixou. Pegou a minha bolsa, com todos os meus pertences, celular, documentos e a chave de casa, e atirou no mar. Eu fui atrás. Lá no clube, tem um penhasco, e ele chegou a me empurrar", contou.

Mesmo diante da violência, Evelyn perdoou o companheiro essa e outras vezes. Até que no dia 08 de março desse ano, Dia Internacional da Mulher, ela decidiu denuncia-lo. A mulher procurou uma advogada para pedir ajuda. Ela foi em uma delegacia e solicitou uma medida protetiva. 

Publicidade

Segundo a vítima, mesmo com o apoio da Justiça, o então marido, ainda se aproximou e a agrediu por mais uma vez. "Ele me jogou contra o capô do carro, com a mão no meu pescoço, querendo me enforcar". 

O homem foi preso em flagrante, levado para o Centro de Triagem de Viana e, de acordo com a Secretária Estadual de Justiça, atualmente, se encontra no Centro de Detenção de Vila Velha. 

Publicidade

O caso de Evelyn mostra o quanto uma mulher agredida verbal e fisicamente precisa de ajuda. O jornalismo da TV Vitória/Record TV teve acesso aos dados de denúncias realizadas em janeiro e fevereiro deste ano. Em todo o Espírito Santo, foram 2.551 boletins registrados. Só na região metropolitana, foram 998 ocorrências. 

As vítimas compartilham, além da dor e do sofrimento, um desejo: o de justiça. Superando os traumas, Evelyn aconselha que as mulheres não arrisquem e denunciem, ao perceberem que o companheiro dá sinais de ser uma pessoa violenta ou controladora. "Cada dia, o abusador deposita uma estratégia para te deixar dependente dele. Não mantenha uma relação assim1, declarou. 

*Com informações da repórter Marla Bermudes, da TV Vitória/Record TV. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.