Folha Vitória Vitória amplia vagas para castração animal; saiba como inscrever seu pet

Vitória amplia vagas para castração animal; saiba como inscrever seu pet

O cadastro é feito através do Portal de Bem-Estar Animal, no site da Prefeitura de Vitória

Folha Vitória
Foto: Prefeitura de Vitória/ André Sobral
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
O programa "Vitória da Castração Animal" foi lançado em 2021 pelo município para estimular o controle de natalidade e cuidar da saúde dos animais na cidade

A Prefeitura de Vitória anunciou nesta terça-feira (17) a ampliação do serviço de castração animal na Capital. A partir deste mês de janeiro, estão disponíveis 600 vagas a mais, por ano, passando das atuais 3 mil para 3.600 oportunidades. 

O aumento no quantitativo de procedimentos foi possível com a contratação, por meio de licitação, de mais uma clínica veterinária, a sexta que passa a prestar este tipo de atendimento para o município.

A oferta do serviço faz parte do programa Vitória da Castração Animal, que até esta sexta-feira (12), já realizou 3.390 procedimentos em cães e gatos da capital. 

"Das castrações realizadas, 80% delas atendeu protetores independentes, área de interesse social, munícipes em situação de vulnerabilidade e pessoas que residem em áreas de interesse social. Os demais 20% são referentes a população em geral. Dessa forma conseguimos fazer cobertura para todos os públicos, e vamos avançando", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

O programa

O programa Vitória da Castração Animal foi lançado em 2021 pelo município para estimular o controle de natalidade e cuidar da saúde dos animais na cidade, compreendendo a esterilização cirúrgica, com previsão de exames laboratoriais pré-operatórios para auxiliar a avaliação clínica; aplicação de microchip; e a realização de registro e o cadastro para identificação individual de cada pet.

Para ter acesso ao programa de castração animal, o munícipe deverá realizar cadastro, por meio do Portal de Bem-Estar Animal, no site da Prefeitura de Vitória. O cadastro é individual e deve conter informações básicas sobre o tutor e sobre o animal a ser submetido aos procedimentos contemplados pela iniciativa.

Palestras

Uma vez contemplado, o tutor participa de palestra educativa sobre o tema e também sobre o projeto Guarda Responsável de Animais Domésticos. Com o fim do ciclo 2022, as atividades propostas pela Semmam capacitaram 2011 pessoas. A formação de multiplicadores sobre o cuidado necessário com os animais é importante porque a responsabilidade vai muito além de dar água e comida.

"São necessários cuidados com a saúde, bem-estar, com as condições do ambiente e até interação familiar. Assim, é uma oportunidade sensibilizar os moradores participantes para que eles sejam multiplicadores dessa informação", complementa a subsecretária Cristiane Stem.

Últimas