Folha Vitória Você sabe quais são os mitos e verdades sobre a prática de exercícios físicos em casa? Veja

Você sabe quais são os mitos e verdades sobre a prática de exercícios físicos em casa? Veja

Preparador físico lembra que treinos online são eficientes e que o segredo está na combinação de séries aeróbica, força, equilíbrio e flexibilidade

Folha Vitória
Foto: pexels
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Com o fechamento de centros esportivos ao longo dos últimos meses por causa da pandemia do coronavírus, os treinos online conquistaram vários adeptos no mundo. O objetivo é manter não apenas o corpo em forma, mas ajudar também na saúde mental. No Brasil, não foi diferente. 

O exercício promove a liberação de hormônios que ajudam a manter o corpo saudável e o bem-estar físico e mental durante o isolamento social. Para desvendar mitos e verdades sobre os treinos em casa, o preparador físico e diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto, compartilha dicas para quem busca cuidar da saúde e melhorar a performance do corpo.

"Comece fazendo treinos curtos que caibam na sua rotina e aumente progressivamente até virar um hábito. É importante manter o treino a longo prazo durante a vida”, resume o profissional de Educação física.

Anote dicas do que é mentira e verdade na hora de se exercitar na sala, jardim de casa ou play do prédio.

Tem diferença de treino na academia e em casa?

Mito. Os programas de exercícios realizados em casa possuem uma certa limitação, mas são uma excelente opção para manutenção do seu condicionamento físico e principalmente para os iniciantes, que podem alcançar resultados bastante satisfatórios.

Para perder peso em casa, você precisa levar o corpo à exaustão?

Mito. A perda de peso é consequência de uma alimentação equilibrada e um programa de atividade física adequado com as suas necessidades. O importante é buscar a orientação de um profissional de educação física e começar o treino progressivamente alternando entre diferentes atividades como aeróbico, força, equilíbrio e flexibilidade.

Apenas exercícios aeróbicos ajudam a perder peso de verdade?

Mito. Tanto os exercícios aeróbicos quanto os de força são extremamente benéficos. O mais importante é ter em mente que o melhor exercício para queimar calorias é o que as pessoas possam fazer na sua rotina e manter em longo prazo.

São necessários 30 minutos de exercícios por dia?

Mito. Quando o objetivo é melhorar a qualidade de vida, qualquer exercício é melhor do que nenhum exercício. Portanto, o tempo não é o mais importante. Recomenda-se que adultos façam atividade física moderada com mais de 60 minutos. Importante consultar especialistas para criar um programa específico.

O alongamento pode prevenir riscos de lesões?

Mito. Não existe evidência científica de que o alongamento está ligado à prevenção de lesões. Escutar o limite do corpo é essencial.

Pular corda em casa pode prejudicar a saúde dos joelhos?

É um assunto que requer atenção. Se a pessoa for orientada por um profissional que possa dosar e planejar sua rotina de treinamento especial não traz problemas. O mais importante, além de usar a técnica correta de execução do exercício, é que o aluno não possua nenhuma lesão pré-existente.

Você emagrece se treinar todos os dias?

Depende. Desde que combine a atividade física com uma dieta, os resultados serão satisfatórios. Lembrando da importância de consultar médicos e especialistas para escolher alimentos que ajudam na nutrição e recuperação do corpo após os treinos.

A água é melhor que isotônicos durante os treinos?

Verdade. Em qualquer atividade física, não existe a necessidade de que a hidratação seja feita com algo diferente da água, a não ser que essa atividade seja de longa duração. O racional é que as reservas glicêmicas do nosso organismo são suficientes para manter a glicemia sanguínea em níveis aceitáveis no caso das atividades cotidianas.

Quem se exercita com frequência não precisa cuidar da alimentação?

Mito. Infelizmente, há quem acredite que o simples fato de treinar todos os dias é o suficiente para se permitir descuidar da alimentação. Em conjunto, atividade física e alimentação saudável promovem a redução do excesso de gordura e o aumento da massa magra, além de diminuir os riscos de doenças como a obesidade.

As roupas podem impactar no seu rendimento?

Verdade. A tecnologia pode elevar a sua performance, principalmente se seu objetivo nesse caso é o resultado. Essa sofisticação vai de roupas inteligentes, tênis de alta performance até equipamentos e acessórios que podem favorecer seus resultados em busca de uma melhor performance.

Últimas