Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Voluntários do Sicoob ES ensinam educação financeira e cooperativismo de forma gratuita

Em vídeos curtos, colabores dão consultoria sobre temas relacionados à economia doméstica, finanças e atuação das cooperativas

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A educação financeira ainda é um desafio para as pessoas, principalmente neste período de pandemia, em que muitas perderam parte de suas fontes de renda sem ter uma reserva de emergência. Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), 62% dos brasileiros não pouparam nenhum dinheiro no ano passado.

Junto com esse cenário, o aumento da prática de home office e o isolamento social podem ocasionar no aumento dos custos domésticas. Por isso, saber gerir o dinheiro disponível é essencial para manter as contas em dia, segundo o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.

“Cada moeda compõe o orçamento familiar e pode fazer falta, quando os gastos não são controlados e não há economia dentro de casa. É uma tarefa que todas as pessoas devem fazer”, comenta.

Bons hábitos

Publicidade

Na hora de poupar, até o hábito de fechar a torneira para escovar os dentes pode contribuir para que haja equilíbrio nas finanças, conforme ressaltam alguns colaboradores do Sicoob ES em uma série de vídeos sobre educação financeira e cooperativismo que está sendo disponibilizada gratuitamente pelo YouTube (youtube.com/sicoobes).

Na WebSérie, os funcionários dão dicas para que as famílias e os empresários se adaptem às mudanças causadas na sociedade para manter a saúde das finanças. O destaque é o controle que pode ser feito por meio de uma planilha.

Publicidade

União das pessoas

Segundo Venturim, o esclarecimento sobre o conceito e o papel do cooperativismo na sociedade também é uma forma de mostrar para o público porque esse modelo de gestão das finanças é o mais adequado para gerar ganhos por meio da união de pessoas e contribuir com o desenvolvimento das localidades.

Publicidade

Os vídeos, de cerca de três minutos, transmitem dicas práticas gravadas por voluntários da instituição financeira cooperativa que possuem conhecimento, experiência e capacitações relacionadas aos temas.

Consultoria

Bento Venturim ressalta que a série é umas das muitas formas com as quais a instituição tem buscado auxiliar os cooperados neste momento crítico. “Muitas dúvidas e incertezas podem ser esclarecidas e solucionadas por meio dessa pequena consultoria que estamos realizando nestes vídeos”, diz.

Os temas dos vídeos incluem organização do orçamento (individual ou familiar), cálculo de juros, endividamento, investimentos, poupança e outros assuntos relacionados à vida financeira cotidiana. Os cooperados ainda podem solicitar atendimentos financeiros online individuais por meio dos canais digitais do Sicoob.

Desvendando o cooperativismo

Também há explicações sobre o papel social das cooperativas, a atuação das cooperativas na comunidade e sobre o funcionamento do sistema cooperativista.

Esse tipo de capacitação está incluído nos programas contínuos do Sicoob ES. “Para segurança de todos, nesse momento não podemos realizar nossos projetos sociais de forma presencial, mas podemos continuar ajudando as pessoas com a informação, mas mesmo à distância”, enfatiza a o presidente do Sicoob ES.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.