Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Webinar aborda planejamento e gestão de projetos industriais

Uma pesquisa de 2020 revelou que 40% das empresas faziam uso da tecnologia em seus meios de produção para otimização de processos; evento on-line irá apresentar cases de sucesso sobre o uso de ferramenta que serve para unificar vários arquivos de planejamento em um só projeto

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A otimização e o planejamento unificado de grandes projetos industriais têm sido cada vez mais facilitados pelo emprego da tecnologia, com ferramentas digitais sendo utilizadas de modo a centralizar processos e realizar gestões integradas - reduzindo tempo, custos e eventuais imprevistos na jornada de produção destes complexos empreendimentos. 

De acordo com uma pesquisa global realizada pela Eclipse Foundation, divulgada em março de 2020, 40% das empresas faziam uso da tecnologia em seus meios de produção, ao passo que outras 22% afirmaram que planejavam implantar melhorias tecnológicas em até 2 anos. Outro estudo, feito em julho de 2020 pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), mostrou que 83% dos executivos entrevistados disseram ser necessária a realização de amplo investimento em inovações tecnológicas para que suas empresas sobrevivam no futuro pós-pandemia.

Tais dados, que indicam a urgência de que empresas e indústrias promovam a constante inovação tecnológica em suas estruturas, estão em conformidade com os resultados de um estudo realizado pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Indústria) em 2017, que apontou que a indústria brasileira poderia economizar cerca de R$ 73 bilhões com a implementação de processos tecnológicos. 

Dentro deste cenário, um dos desafios colocados às indústrias do país é a realização da gestão de planejamento de projetos que envolvem muitas equipes e etapas em seus processos. É comum que, nestas empreitadas, sejam gerados diversos arquivos, cada qual com uma parte do projeto, sendo necessário que os gestores organizem, de forma macro e em tempo real, tais segmentações, em uma demanda que costuma consumir um tempo considerável da equipe. 

Publicidade

O GRUPO ANDRITZ - que por meio de sua plataforma de IIoT, Metris UX, atua na otimização de ferramentas tecnológicas voltadas a processos industriais - tem promovido uma série de webinars ao longo deste ano. E o próximo evento, que será realizado no dia 30 de novembro, às 10h (BRT), abordará justamente essa temática da unificação de vários arquivos de planejamento em um só projeto por meio de ferramentas digitais.

Empresa realiza série de webinars sobre uso da tecnologias na indústria 

Publicidade

De acordo com Matheus Gomes, Gerente de Produto da ANDRITZ Automation, com a utilização de ferramentas criadas especificamente para o planejamento e o controle de processos de um projeto, é possível: acompanhar as curvas de progresso; realizar o feedback instantâneo - e de modo on-line - das atividades de campo; prever possíveis atrasos e antecipações; monitorar o histórico de cada tarefa agendada, sendo possível inserir comentários, fotos e decisões tomadas durante as reuniões de interrupção; e sistematizar e organizar o projeto em fases, áreas e equipes etc.

“Essa integração facilita a gestão do projeto, pois dá maior visibilidade ao progresso, atrasos e impactos”, afirma o gerente. “Além disso, ela também otimiza o tempo - tanto de planejadores quanto de gestores - e acelera o processo de tomada de decisão”.

Publicidade

O acompanhamento mais detalhado do desenrolar de cada etapa do processo, prossegue Matheus, além de reduzir falhas e atrasos, também otimiza o trabalho dos gestores que não estão presentes no local de produção da fábrica: de acordo com o profissional da ANDRITZ, o acompanhamento do andamento do projeto em tempo real permite que sejam reduzidas o número de reuniões gerenciais da empreitada. 

“Com a maior organização e o acompanhamento constante do projeto, podemos fazer apenas uma reunião por dia”, diz.

Matheus ressalta, por fim, adiantando uma questão que será explanada no webinar, que tais ferramentas podem “ajudar a acompanhar o andamento do projeto de Parada Geral” para que decisões sejam tomadas - tanto para acelerar o processo quanto para reduzir os atrasos verificados.

Para se inscrever, basta acessar: https://discover.andritz.com/PP-2021-1130-BR-WBN-1436-Unificar-varios-arquivos-de-planejamento_01-Registration-LP.html?utm_medium=Dino1436

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.