Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Folia virtual da FCJA é aberta com encontro de Carnavais

O ontem e o hoje juntos, com perspectivas de esperança para o amanhã. Assim foi o aquecimento para o início da live de estreia ‘Folia de Casa’, da Fundação Casa de José Américo, na noite dessa segunda-feira (15), marcado por um clima de resgate histórico e saudosismo, numa mistura de ritmos dos antigos Carnavais. Um […]

Cidades|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

O ontem e o hoje juntos, com perspectivas de esperança para o amanhã. Assim foi o aquecimento para o início da live de estreia ‘Folia de Casa’, da Fundação Casa de José Américo, na noite dessa segunda-feira (15), marcado por um clima de resgate histórico e saudosismo, numa mistura de ritmos dos antigos Carnavais. Um convite para os internautas entrarem na sintonia dos bailes dos clubes de antigamente e Carnaval de rua.

Leia também: Confira a programação para passar o Carnaval sem festa ou aglomeração

Os cenários foram proporcionados pelo acervo fotográfico do homenageado da noite: o jornalista, escritor, carnavalesco, crítico de cinema e agitador cultural Wills Leal, falecido no ano passado. As preciosidades, sob a guarda da FCJA, apresentadas com fundo musical, de ritmos variados, fizeram uma viagem no tempo e provocaram a interação dos internautas no chat, exaltando a singularidade do momento.

O presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura, deu o toque de abertura, ao digitar: “Abram alas para passar a saudade. Rufem os clarins da esperança. Rufem os cantores dos corações, transbordando de vida. Abram alas para passar a saudade. Soem os clarins da esperança. Rugem os tambores dos corações…” E evidenciou: “É Carnaval. Em casa. Em segurança. Chorando por ontem e acenando para 22. Hoje”

Publicidade

O evento foi transmitido pelo canal oficial da FCJA no YouTube. Em seguida, o professor Carmélio Reynaldo entrou em cena, mediando os convidados da noite, para debater o tema ‘O papo é Carnaval’, com participação de carnavalescos, como os ex-presidentes do projeto Folia de Rua, produtora cultural Ana Gondim e jornalista Walter Santos, e do presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, folclorista Pedro Cândido.

A live contou ainda com a participação da irmã do homenageado Ana Leal, que recebeu uma cópia da tela, com o rosto do irmão, pintada pelo artista Tônio (Antônio Gonçalves de Sá). Wills Leal é a segunda personalidade a integrar a galeria virtual ‘Gente de Casa’, pelo privilégio de fazer parte do convívio do escritor, patrono e político José Américo de Almeida. Outra homenagem dedicada a Wills foi do poeta Raniery Abrantes, que declamou um poema.

Brindes

As ganhadoras dos kits, no sorteio do primeiro dia, foram as internautas Janete Rodriguez e Lúcia Guerra. O ‘Folia de Casa’ termina nesta terça-feira (16), com o tema ‘O papo é música’ e terá as participações do Mestre Fuba, Maestro Chiquito, Rui Leitão e Sílvio Osias. A mediação é novamente do professor e jornalista Carmélio Reynaldo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.