Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funesc divulga trechos de concertos das orquestras da PB

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) vai disponibilizar, em seu canal

Cidades|

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) vai disponibilizar, em seu canal no YouTube, compilações de melhores momentos de apresentações realizadas pelas orquestras sinfônicas profissional e jovem em temporadas anteriores. Os concertos de 2020 foram temporariamente suspensos por causa da pandemia de coronavírus.

A estreia do projeto acontece nessa quinta-feira (9), às 20h, com fragmentos de dois concertos da Sinfônica Jovem. O público poderá rever ‘Huapango’, de José Pablo Moncayo, e ‘Concerto para Oboé em Dó Maior’, de Wolfgang Amadeus Mozart, ao som do oboé de Danrley Natan de Lima.

Em concerto realizado em 20 de junho de 2019, a peça ‘Huapango’ foi executada pela primeira vez em solo paraibano sob regência do maestro Luis Carlos Durier. A peça tem duração de 20 minutos. Trata-se da obra mais conhecida do compositor José Pablo Moncayo (1912-1958), que foi diretor da Orquestra Sinfônica Nacional da Cidade do México e membro do Grupo dos Quatro, que se dedicou a escrever música que refletia o espírito nacional mexicano, recorrendo a melodias, ritmos e harmonias típicas da música popular mexicana.

O outro fragmento é de um concerto realizado em 5 de dezembro de 2019, regido por Durier, com a presença do oboísta Danrley Natan de Lima. O músico executou a peça Concerto para Oboé em Dó Maior, KV. 314 (Allegro sperto, Adagio non tropo, Rondó – Allegro), de Mozart, um dos mais célebres compositores de todos os tempos.

“O concerto de Mozart é um concerto muito importante na literatura do oboé, por várias razões. Uma delas é do ponto de vista técnico e a outra do ponto de vista musical, mas o mais importante é a beleza que esse concerto tem e o quanto ele empolga a todas as pessoas que ouvem a música maravilhosa de Mozart”, destacou o maestro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.