Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funesc exibe concerto da Orquestra Jovem com violoncelista paraibano

O violoncelo foi destaque no concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica Jovem da

Cidades|

O violoncelo foi destaque no concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no dia 12 de novembro de 2015, que será exibido nesta semana na programação online “Funesc na Rede”.

Sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier e com a participação do violoncelista Rômulo Pessoa como solista, a OSJPB executa o “Concerto n. 1 para Violoncelo e Orquestra”, obra do compositor, organista, maestro e pianista francês Camille Saint Saens. A exibição será nesta quinta-feira (15), às 20h, pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no YouTube (www.youtube.com/funescpbgov).

O 1º Concerto para Violoncelo e Orquestra de Saint-Saens é considerado por muitos uma criação perfeita para este instrumento. Nele, pela primeira vez, o instrumento exibe todos os registros sonoros, o que foi celebrado por muitos compositores à época. A obra está estruturada em movimentos sem interrupções. O violoncelo segue, expondo os temas dialogando com a orquestra, às vezes os dois brincando de “pergunta e de resposta”. A música é extremamente exigente para o solista, especialmente na terceira seção. Essa dificuldade não impediu o concerto de se tornar o favorito dos grandes violoncelistas virtuoses.

Os concertos das orquestras profissional e Jovem da Paraíba foram temporariamente suspensos durante a pandemia da Covid-19. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, no YouTube compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada “Funesc na Rede”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.