Gazeta Digital IFMT abre inscrições para dois cursos superiores

IFMT abre inscrições para dois cursos superiores

IFMT

IFMT

Gazeta Digital

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Cáceres, está com inscrições para quem fez o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2017 ou 2018).

Até terça-feira (22) estão abertas as incrições para o processo seletivo para ingresso em cursos superiores. São ofertadas 24 vagas, sendo 12 vagas para o curso de Tecnologia em Biocombustíveis e 12 vagas para o curso de bacharelado em Engenharia Florestal.

O interessado deve preencher o formulário de inscrição disponível no site da instituição, identificando o seu número de inscrição do Enem 2017 ou 2018, sendo possível a opção pela maior nota obtida no Exame nos últimos dois anos.

A orientação é que os interessados efetuem as inscrições por computadores ou notebooks, não sendo aceito o uso de dispositivos móveis como celular. Além dos cursos serem inteiramente gratuitos, também não haverá cobrança de taxa de inscrição para participação no processo seletivo.

Engenharia Florestal

O curso de bacharelado em Engenharia Florestal é ofertado em período integral (diurno) e tem duração mínima de 5 anos. Os profissionais formados pelo curso para analisar e estudar a dinâmica das florestas e seus ecossistemas têm um amplo campo de trabalho, a exemplo da área de Produção de Madeira com atuação no manejo de florestas nativas, na silvicultura (florestas plantadas) e na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, assim como na produção de produtos não-madeireiros como castanhas e seringas. Outro campo de atuação é o Ambiental com a preservação, conservação e recuperação de áreas. O profissional pode também trabalhar com Assessoria e Consultoria nas áreas de licenciamento de propriedades rurais e de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP ́s).

Tecnologia em Biocombustíveis 

Pioneiro em Mato Grosso, o curso superior de Tecnologia em Biocombustíveis do IFMT Cáceres é desenvolvido com duração de três anos. O curso capacita profissionais para a produção de materiais como cana-de-açúcar, carvão vegetal e plantas oleaginosas (girassol, dendê, soja, amendoim). Além de atuar no desenvolvimento de produtos bioenergéticos (álcool combustível e biodiesel) e no controle da produção e da qualidade de fontes alternativas de energia. Também cuida do gerenciamento e controle da matéria-prima, logística, vendas, segurança do trabalho e gestão de recursos humanos de empresas do setor. Outra responsabilidade é analisar se a produção afeta o meio ambiente.

O tecnólogo em biocombustíveis pode atuar em usinas, destilarias, cooperativas, distribuidoras de biocombustíveis, na agroindústria ou como consultor, com prestação de serviços. Os profissionais dos dois cursos podem atuar também em institutos federais, universidades e outras instituições de pesquisa e extensão. O Coordenador Geral de Ensino do campus do IFMT em Cáceres, professor Marcos Aparecido Pereira destaca que a instituição conta com profissionais com alto nível de qualificação, além da melhor infraestrutura da região com laboratórios que proporcionam a integração de atividades teóricas e práticas, garantindo a melhor formação dos estudantes.

Acesso o link:

http://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=4857http://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=4857

    Access log