Cidades Grande JP terá isolamento mais rígido contra o coronavírus

Grande JP terá isolamento mais rígido contra o coronavírus

Cinco das 12 cidades da Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) deverão O post Grande JP terá isolamento mais rígido contra o coronavírus apareceu primeiro em Portal Correio.

Portal Correio

Cinco das 12 cidades da Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) deverão endurecer as medidas de isolamento social contra o coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no fim da tarde dessa quarta-feira (13), a capital paraibana tinha 1.368 casos de coronavírus; Santa Rita, 250; Cabedelo, 140; Bayeux, 74; e Conde, 24.

Os municípios atingem, no máximo, um índice de 45% de isolamento social, percentual abaixo do estimado pelas autoridades de Saúde para conter a disseminação da Covid-19, que é a infecção causada pelo novo vírus. O endurecimento das medidas restritivas será necessário em virtude do baixo índice de isolamento social, constatado na Grande João Pessoa, provocando o aumento considerável no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Nesta quinta (14), o governador João Azevêdo (Cidadania) participou de videoconferência com prefeitos, ocasião em que ficou definido que o Governo da Paraíba e as gestões municipais irão apresentar, nos próximos dias, um plano de ação que visa ampliar as medidas de isolamento. Essas cidades concentram mais de 70% dos casos da doença no estado. Participaram do encontro, os prefeitos Luciano Cartaxo (João Pessoa); Berg Lima (Bayeux); Emerson Panta (Santa Rita); Márcia Lucena (Conde); e Victor Hugo (Cabedelo).

O plano deve abranger a restrição de circulação de pessoas e de veículos; obrigatoriedade do uso de máscaras; campanha de comunicação; além de ações sociais voltadas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As ações irão contar com o trabalho conjunto de diversas Secretarias estaduais e municipais, a exemplo das Secretarias de Saúde, Segurança Pública e Defesa Social, Planejamento, Orçamento e Gestão, Comunicação, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além das Guardas Municipais e Superintendências de Mobilidade Urbana.

Na reunião, os gestores também discutiram questões relacionadas ao Plano de Contingência e à disponibilidade de leitos de enfermaria e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e à contratação de pessoal para atuação nas unidades de Saúde.

O post Grande JP terá isolamento mais rígido contra o coronavírus apareceu primeiro em Portal Correio.

Últimas