Novembro Azul

Cidades HU de CG agenda consultas do mutirão Novembro Azul até esta sexta

HU de CG agenda consultas do mutirão Novembro Azul até esta sexta

O Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, já iniciou as marcações

Portal Correio

O Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, já iniciou as marcações de consultas do mutirão Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Serão 300 vagas e o contato com o hospital deve ser feito até esta sexta-feira (13), pelo telefone 2101-5640, das 8h às 11h e das 13h às 17h. É necessário estar com o cartão do SUS em mãos no momento do agendamento.

Os atendimentos terão como público-alvo homens a partir de 45 anos. Entre os dias 16 a 27 de novembro, os pacientes que realizaram a marcação irão fazer o exame de PSA (que mede o nível de uma substância produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico). Assim, os participantes do mutirão vão para as consultas com os urologistas já portando o resultado de seus exames. Os atendimentos com os especialistas vão acontecer no início de dezembro.

Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para este ano, a estimativa é de 65.840 novos casos no Brasil. Na Paraíba, a previsão é de 1.740 novas ocorrências.

Segundo o Inca, em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa e muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Últimas