Cidades HULW retoma atendimentos ambulatoriais em João Pessoa

HULW retoma atendimentos ambulatoriais em João Pessoa

A partir de segunda-feira (15), serão retomados os atendimentos ambulatoriais com atendimento presencial no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), mas em quantidade reduzida e em horários previamente agendados. O anúncio foi feito pela Gerência de Atenção à Saúde da unidade hospitalar. As consultas previamente marcadas estão mantidas, mas serão atendidas apenas dez pacientes por especialidade […]

Portal Correio
HULW

HULW

Portal Correio
Hospital Universitário Lauro Wanderley (Foto: Divulgação/HULW)

A partir de segunda-feira (15), serão retomados os atendimentos ambulatoriais com atendimento presencial no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), mas em quantidade reduzida e em horários previamente agendados. O anúncio foi feito pela Gerência de Atenção à Saúde da unidade hospitalar. As consultas previamente marcadas estão mantidas, mas serão atendidas apenas dez pacientes por especialidade e em horários escalonados.  

No início deste mês, o HULW havia comunicado à população que, devido ao aumento dos casos de Covid-19 na Paraíba, consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas seriam suspensas temporariamente. As interrupções ocorreram em dois momentos: de 2 a 5 de março; e de 8 a 12 de março (nesse segundo período, outras atividades já haviam sido retomadas parcialmente). 

“Considerando avaliação recente da situação e o retorno, em 8 de março, dos colaboradores que ainda estavam em trabalho remoto, identificamos a possibilidade de retomada geral das consultas ambulatoriais a partir da próxima semana, mas adotando novos fluxos de atendimento, que garantam a segurança de todos”, afirmou José Eymard Filho, gerente de Atenção à Saúde. 

A medida, explicou o gestor, também levou em consideração a necessidade de atendimento de usuários com doenças crônicas, notadamente as relacionadas a maior risco de descompensação aguda, como diabetes, cardiopatias e doenças pulmonares, e a inexistência de unidades de saúde em algumas cidades do Estado, para assistência a algumas dessas patologias.

Remarcação de atendimentos

O reagendamento das consultas que foram afetadas pela suspensão dos serviços (de 2 a 5 de março; e de 8 a 12 de março) deve ser feito exclusivamente por telefone, via Central de Marcação de Consultas do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HULW. Os telefones são 3206-0606, 3206-0652, 3206-0656 e 3206-0689. O serviço funciona no horário das 8h às 12h e das 14h às 16h. Não haverá atendimento presencial.  

Cirurgias não-essenciais suspensas

A gestão do HULW-UFPB também informou que os ambulatórios cirúrgicos farão atendimento de pré e pós-operatório de cirurgias essenciais, mas continuam suspensas as cirurgias não-essenciais. Estão mantidas as cirurgias oncológicas e bariátricas, além das oftalmológicas, e também serão feitos exames e procedimentos ambulatoriais previamente agendados. 

Permanecem suspensas as visitas de familiares às Unidades de Enfermaria, de Terapia Intensiva e demais setores do hospital. A presença de acompanhantes está mantida nas situações previstas em lei. 

Últimas