Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

IFPB campus João Pessoa iniciará aulas remotas em 8 de setembro

O Instituto Federal da Paraíba, campus João Pessoa, prevê retornar as atividades

Cidades|

O Instituto Federal da Paraíba, campus João Pessoa, prevê retornar as atividades de ensino não presenciais no dia 8 de setembro. O retorno dessas atividades está acontecendo de forma gradual e organizada, desde a primeira fase que se iniciou dia 29 de julho, que foi a etapa de diagnóstico, planejamento e orientações. A segunda fase está em implantação e trata da ambientação de docentes e discentes.

Leia também:

UFPB inscreve em 39 cursos e eventos online até este domingo

As quatro etapas seguintes, que consistem na oferta curricular de forma não presencial; implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais; consolidação do ensino híbrido e retorno ao ensino presencial serão implementadas a partir do dia 8 de setembro.

Segundo o IFPB, o desenvolvimento das atividades de ensino não presenciais (AENPs) está condicionado ao acesso dos estudantes à conectividade, etapa que está em andamento por meio do edital do Auxílio de Inclusão digital.

Publicidade

Nas atividades de ensino não presenciais, diversos recursos didático-pedagógicos podem ser utilizados, a exemplo de encontros em sala de aula virtual (Google Sala de Aula e ou Moodle); realização de webaula; desenvolvimento de videoaula; interação em chat e ou em grupos de redes sociais; estudos por apostilamento de textos, pesquisas, projetos, entrevistas, experiências, simulações; podcasts (arquivos de áudio); produção de textos, com base nas experiências em projetos de pesquisa, relatórios executivos e leitura de livros e vídeos; entre outros.

A ambientação de docentes e discentes começou com a capacitação dos professores, no período entre 11 de maio a 7 de junho, quando foi realizado o curso para a utilização da plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Moodle. Atualmente é ofertada a capacitação para utilização da plataforma AVA do Google Sala de Aula (ou Google Classroom), que começou no dia 30 de julho e vai até o dia 28 de agosto.

Conforme a instituição, o retorno às atividades presenciais dependerá da situação epidemiológica e das recomendações das autoridades de saúde, bem como governamentais nas esferas municipais, estaduais e federal. Todas as etapas e procedimentos estão sendo definidos em conformidade com as resoluções 28/2020 e 29/2020 do Conselho Superior do IFPB (CONSUPER).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.