Cidades Inmet alerta para risco à saúde por queda de temperatura em 14 estados

Inmet alerta para risco à saúde por queda de temperatura em 14 estados

Em SP, massa de ar polar vai fazer com que fim de semana comece com tempo instável, céu encoberto e forte sensação de frio

Agência Estado
Temperatura mais baixa do ano no país foi de -6,4ºC

Temperatura mais baixa do ano no país foi de -6,4ºC

Edu Garcia/R7 - 17.05.2022

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso de risco à saúde por declínio de temperatura para áreas de 14 estados. O alerta laranja considera a possibilidade de redução entre 3ºC e 5ºC. A temperatura mais baixa do ano até aqui no país foi registrada em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, na madrugada desta sexta-feira (19): -6,4ºC.

Em São Paulo, a massa de ar polar vai fazer com que o fim de semana comece com tempo instável, céu encoberto e forte sensação de frio. No aeroporto de Congonhas, a sensação térmica chegou a 0ºC.

Na região Sul do país, além de Santa Catarina, o Rio Grande do Sul teve temperaturas negativas. Houve registro de neve nas cidades catarinenses de São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso sobre o frio intenso, alertando para o congelamento de pistas e agravamento de doenças cardíacas e respiratórias.

Segundo o Climatempo, a frente fria começou a impactar o Sul do país na quarta-feira (17), avançando pelo Centro-Oeste, Sudeste e Rondônia e, mais tarde, por áreas do Amazonas, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal. No sábado, a massa de ar polar deve se deslocar pelo litoral da Bahia. Além do frio, ela provoca chuvas fortes e ventos intensos em várias partes do Brasil.

Na capital paulista, o sábado tem temperatura máxima prevista de 13ºC e mínima de 8ºC, com aumento da umidade do ar e possibilidade de chuviscos, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo.

No domingo, a máxima deve ficar em 17ºC, e a mínima, em 9º. Ontem, a Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) decretou estado de alerta para baixas temperaturas em toda a cidade.

Antes de todo esse frio, a tarde desta quinta-feira (18) foi a mais quente do inverno na capital paulista de acordo com o Climatempo, chegando aos 29,6ºC. O CGE estima que os recordes de temperatura máxima e mínima mais baixas deste inverno possam ser batidos nos próximos dias.

A mínima mais baixa do ano, de 0,7ºC, foi registrada no outono, na madrugada do dia 13 de junho, no distrito de Engenheiro Marsilac, na zona sul.

Veja os estados que têm regiões em alerta laranja, segundo o Inmet:

Amazonas

Acre

Rondônia

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Goiás

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Paraná

São Paulo

Rio de Janeiro

Minas Gerais

Espírito Santo

Bahia

Dicas para evitar situações de risco em dias de frio extremo:

• Reforçar a atenção com a segurança de crianças, idosos, pessoas em situação de rua e animais de estimação;

• Evitar técnicas de aquecimento que possam pôr pessoas em risco, como churrasqueiras ou latas com combustível acesas;

• Beber bastante água e manter a pele hidratada, principalmente as mãos, pés, rosto e lábios;

• Redobrar a atenção ao dirigir, pois pode haver formação de gelo na pista;

• Usar agasalhos adequados para evitar hipotermia e aquecer bem as extremidades do corpo com luvas, meias, gorros e cachecóis; e

• Introduzir sopas ou chás quentes nas refeições para se aquecer e consumir vegetais e frutas. Vitaminas, sais minerais e antioxidantes ajudam a manter uma boa imunidade.

Últimas