Minha Aposentadoria

Cidades INSS disponibiliza urnas para recolher documentos requeridos

INSS disponibiliza urnas para recolher documentos requeridos

A partir de segunda-feira (27), as agências do Instituto Nacional de Seguridade

Portal Correio

A partir de segunda-feira (27), as agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) na Paraíba disponibilizarão urnas para que os segurados possam entregar a documentação que falta para análise dos seus requerimentos.

Leia também:

Receita abre consulta ao 3º lote de restituição do IRPF

O serviço chamado Cumprimento Expresso de Exigência é uma espécie de “drive-thru” para agilizar a conclusão dos processos e está sendo adotado em todo o Nordeste como um projeto-piloto.

Antes de deixar os documentos, que não podem ser os originais, o segurado deve consultar se existe alguma pendência para cumprimento de exigência pelos canais remotos – telefone 135 e Meu INSS (no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares) ou entrar em contato com os plantões cujos telefones e endereços de e-mails constam nas portas das agências. Caso haja pendências no requerimento, o cidadão deve ir à unidade mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. É necessário que as cópias estejam legíveis e sem rasuras.

No momento da entrega, o segurado ou seu representante legal deverá preencher um formulário, assinar e colocar o envelope com as cópias da documentação devidamente lacrado. Do lado de fora do envelope, deve constar os seguintes dados:

Nome completo do segurado; CPF do segurado; Endereço completo com CEP; Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá; Endereço de e-mail (se tiver); Data em que o envelope está sendo deixado na agência.

“O INSS não aceitará documentos originais, considerando que após o processo de digitalização, realizado pelos servidores das respectivas unidades, e o encaminhamento dos arquivos para as demais áreas de análise, o conteúdo do envelope será destruído”, informou.

Nas agências, não serão prestadas quaisquer informações específicas sobre benefício ou orientações gerais. O segurado que entregar a documentação nesses locais poderá acompanhar, posteriormente, o andamento de seu processo pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Segundo o INSS, este serviço é destinado aos segurados que já fizeram requerimento de benefício, mas precisam cumprir alguma a exigência e têm dificuldade em atendê-la pelos canais remotos.

A Exigência Expressa não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS, através do site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares.

Serviço

Cumprimento Expresso de Exigência – INSS Local: Agências da Previdência Social Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h às 13h

Últimas