Cidades João Pessoa terá busca ativa por pacientes sintomáticos de coronavírus

João Pessoa terá busca ativa por pacientes sintomáticos de coronavírus

Começa nesta sábado (24), o inquérito e investigação epidemiológica da população de

Portal Correio

Começa nesta sábado (24), o inquérito e investigação epidemiológica da população de João Pessoa sobre a pandemia do novo coronavírus. O levantamento, feito por coleta de dados por amostragem, conta com monitoramento e busca ativa de pacientes sintomáticos e poderá proporcionar informações sobre a prevalência de casos de Covid-19 na Capital. As atividades vão acontecer das 8h às 17h, em 62 bairros da cidade, com visitas domiciliares.

Leia também: Coronavírus: Paraíba registra 129.731 casos e 3.029 mortes

De acordo com o sanitarista e gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Daniel de Araújo Batista, a partir do monitoramento, será possível avaliar a circulação viral da Covid-19 em João Pessoa no atual momento.

“A busca ativa de casos sintomáticos tem como objetivo medir a circulação viral do momento atual. Com pesquisa sorológica é possível pegar informações de casos do passado. Com esse levantamento e a realização dos testes rápidos (IgM/IgG) e SWAB, poderemos avaliar a transmissibilidade e a densidade dessa circulação viral do novo coronavírus e, possibilita tempo oportuno de intervir nessa transmissão”, disse.

Visitas

40 equipes de profissionais de saúde estarão realizando visitas em cerca de duas mil residências, que serão realizadas quinzenalmente, durante quatro sábados: nos dias 24 de outubro, 7 e 21 de novembro e 5 de dezembro. Ao final de cada atuação de monitoramento das equipes, a SMS divulgará o boletim com a avaliação dos dados consolidados.

Dados Epidemiológicos

De acordo com o boletim diário da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em João Pessoa são 31.826 casos confirmados para Covid-19 e 971 óbitos pela doença.

Saiba mais sobre o coronavírus na cobertura do Portal Correio

Confira gráficos e números do coronavírus na Paraíba Veja aqui as últimas notícias sobre o novo coronavírus Doações ajudam afetados pela pandemia; saiba como colaborar Saiba como se proteger e onde ter atendimento para coronavírus Coronavírus: Especialista orienta sobre uso de máscaras caseiras Acompanhe aqui a situação dos leitos no estado

Últimas