JP sedia Encontro Integrado da Consciência Autista

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) promove, em comemoração ao mês O post JP sedia Encontro Integrado da Consciência Autista apareceu primeiro em Portal Correio.

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) promove, em comemoração ao mês do autismo, o II Encontro Integrado da Consciência Autista. O evento é gratuito e acontecerá nos dias 2 e 3 de abril, com programação durante o dia todo, destinado a comunidade Unipê, familiares e amigos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista ou Autismo (TEA), pesquisadores sobre o tema e comunidade em geral.

O evento é uma realização do Projeto de Extensão do Unipê “Abrace a Causa: Intervenção para pacientes do espectro autista”, Núcleo de Acessibilidade Institucional do Unipê (NAI) e do Grupo Autismo Tratável. O responsável pela programação é o professor Arthur Vieira de Lima, coordenador de Monitoria, Pesquisa e Extensão da Instituição.

Nesta edição, o evento dispõe da temática “Os desafios da pessoa com TEA no cotidiano”, que visa, dentre outros, fomentar e reconhecer iniciativas multidisciplinares no acompanhamento do espectro autista, além de reconhecer a inclusão social e a interação de saberes.

Leia também: Projeto gratuito atende pacientes com dor de cabeça e coluna

Focado na comunidade em geral, o primeiro dia terá uma programação diversificada. Haverá momentos de atividade física adaptada, um “Cinema Azul” (sala com meia-luz e som mais baixo que um cinema normal, apropriado para crianças autistas), equoterapia (terapia feita com cavalos), estandes com serviços e orientações, além de rodas de conversa.

Já no dia 3, também aberto para a comunidade, o evento terá um enfoque acadêmico e contará com palestras, oficinas e mesas-redondas. Entre as oficinas, uma será direcionada para professores do Ensino Básico: ela abordará as crianças com TEA na sala de aula, dando ferramentas para reconhecê-las, como tratá-las e até sobre conforto nesse ambiente. Todas as atividades acontecerão no campus do Centro Universitário, divididas entre o Complexo Esportivo e o Auditório Unipê.

Inscrições

Os interessados em participar do Encontro como ouvintes podem realizar as inscrições até o dia 1º de abril. São ofertadas 400 vagas. Para quem deseja ser um voluntário ou apresentar trabalhos, as inscrições se estendem até o dia 25 de março. Para voluntários, 150 vagas serão destinadas a monitores supervisionados pelo professor líder da área.

Para as apresentações de trabalhos, as propostas devem ser enviadas para o e-mail: publicacoesproac@unipe.edu.br e eles deverão ser apresentados no formato de banners/painéis ou em apresentação oral, conforme especificado em edital.

Os participantes de ambas as categorias receberão certificado de 10 horas complementares. Para visitantes dos estandes, não há necessidade de inscrição. Para mais informações sobre inscrições e cronograma, clique aqui.

O post JP sedia Encontro Integrado da Consciência Autista apareceu primeiro em Portal Correio.