Cidades Justiça Eleitoral convocará mesários de forma remota devido à pandemia

Justiça Eleitoral convocará mesários de forma remota devido à pandemia

Desde essa terça-feira (18), os juízes eleitorais de cada município já podem

Portal Correio

Desde essa terça-feira (18), os juízes eleitorais de cada município já podem começar a convocar os mesários, os membros das mesas receptoras de votos e de justificativas e os eleitores que atuarão como apoio logístico dos locais de votação das Eleições Municipais 2020.

Leia também: Onze partidos estão aptos para receber Fundo Eleitoral

Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral vai convocar mesários por meio de mensagens de e-mail, WhatsApp e ligações telefônicas, ou como habitualmente já o faz, via carta convocatória entregue por oficial de Justiça. A novidade no modelo de convocação será adotada como opção por cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma vez que a Corregedoria-Geral Eleitoral autorizou o procedimento por meio digital. Após receber o comunicado, o cidadão precisará validar a convocação confirmando, de forma expressa, o recebimento da mensagem em até três dias úteis.

O procedimento será realizado por cada Cartório Eleitoral, até o dia 16 de setembro, conforme o novo calendário aprovado pela Emenda Constitucional nº 107/2020. Cada Zona Eleitoral definirá o melhor meio de notificar os convocados. No caso de eventuais substituições, o prazo pode alcançar a véspera das Eleições.

Pandemia

A medida garante comodidade, pois evita que o cidadão precise ir ao cartório para confirmar sua participação, e ainda contribui para a manutenção do isolamento social diante do cenário enfrentado a partir da pandemia da Covid-19.

Treinamento

O treinamento dos mesários também será feito preferencialmente de forma online, com cursos no formato Educação a Distância (Ead), a fim de atender às recomendações de distanciamento social. Para maires informações acesse o site.

Últimas