Cidades Limpeza do Açude Velho de Campina Grande utilizará 30 toneladas de produto químico

Limpeza do Açude Velho de Campina Grande utilizará 30 toneladas de produto químico

A Prefeitura Municipal de Campina Grande vai utilizar produto químico para promover a limpeza da água do Açude Velho. O principal cartão postal da cidade, que diariamente recebe centenas de visitantes, apresentou, nas últimas semanas, mudança na coloração de seu espelho d’água, o que vem chamando a atenção e preocupando a população. A Secretaria de […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação/Codecom PMCG

A Prefeitura Municipal de Campina Grande vai utilizar produto químico para promover a limpeza da água do Açude Velho. O principal cartão postal da cidade, que diariamente recebe centenas de visitantes, apresentou, nas últimas semanas, mudança na coloração de seu espelho d’água, o que vem chamando a atenção e preocupando a população.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) já iniciou um processo licitatório para adquirir 30 toneladas de sulfato de alumínio, quantitativo necessário para a limpeza do reservatório, sem que haja prejuízo ambiental, como a mortandade de peixes, por exemplo.

De acordo com técnicos da Sesuma, a coloração verde escuro da água é provocada pela proliferação exagerada de algas e pelo depósito de esgotos. Sem um volume de chuvas capaz de fazer o manancial transbordar, não está havendo renovação da água, o que favorece o escurecimento.

Não é a primeira vez que o esverdeamento das águas do açude acontece. Entretanto, em outras ocasiões, o transbordamento fazia com que a cor clareasse naturalmente. Desta vez, porém, será necessária a intervenção da prefeitura, por meio da aplicação de produtos químicos.

Limpeza

A Prefeitura de Campina Grande também já iniciou diálogos com técnicos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a fim de firmar parceria para um futuro projeto de despoluição das águas do Açude Velho.

Enquanto não ocorre a despoluição, uma equipe da Sesuma tem feito a limpeza permanente do manancial, para retirada do lixo despejado pelos canais e galerias ou jogado pela população. Nesse trabalho é utilizada uma balsa e um carro-pipa para bombear a água e facilitar o trabalho dos operários.

Últimas