Cidades Livro digital gratuito ensina técnicas de fotografia criativa

Livro digital gratuito ensina técnicas de fotografia criativa

A Editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, neste mês, o livro digital “Lições de fotografia para fazer em casa: técnicas, composição e criatividade”, da professora Agda Aquino, docente de Fotografia do curso de Cinema e Audiovisual da UFPB e do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O livro digital pode […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Agda Aquino (Foto: Divulgação)

A Editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, neste mês, o livro digital “Lições de fotografia para fazer em casa: técnicas, composição e criatividade”, da professora Agda Aquino, docente de Fotografia do curso de Cinema e Audiovisual da UFPB e do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O livro digital pode ser baixado gratuitamente no catálogo de livros na página da Editora UFPB. A obra é um manual de fotografia objetivo, direto, de fácil consulta e com exercícios de simples execução, voltada especialmente para estudantes, professores que queiram usar a fotografia como recurso didático e todos que desejem conhecer e exercitar a fotografia. O intuito é possibilitar a compreensão de algumas das principais técnicas fotográficas que possam ser exercitadas em casa, seja com equipamentos mais potentes ou adaptando aos smartphones.

Primeiro livro individual da autora, o trabalho surgiu de uma iniciativa que começou pelo Instagram. “Então resolvi, no início da pandemia, fazer o que eu sei fazer de melhor: ensinar fotografia. O que teve início como dicas pontuais acabou tendo tanta repercussão que me surpreendeu e me fez perceber a necessidade de sistematizar todo material produzido de uma forma mais didática em livro. Foi quando surgiu o edital de ebooks da editora da UFPB, fazendo-me transformar e adaptar o material para a obra”, contou Agda Aquino.

O material, segundo a docente, é fruto de mais de um ano de trabalho entre fazer as primeiras fotos e publicar no Instagram até a última revisão do texto. Com diagramação e concepção visual da designer gráfica Samella Arruda, o ebook foi pensado para ser lido facilmente nos dispositivos móveis.

Como mote principal o livro digital sugere usar objetos domésticos simples e praticar a fotografia sem precisar sair de casa, mas estimulando o aprendizado de como fazer fotografia fora do comum. Organizado em capítulos, ele é um manual de fotografia voltado para iniciantes na arte de fotografar e se organiza em 62 lições que vão em uma crescente de conhecimentos, chegando ao final com uma carga mais técnica, além de trazer dicas para quem deseja avançar na fotografia.

Segundo Agda Aquino, o conhecimento sobre a luz e sobre as limitações do equipamento é uma receita capaz de fazer qualquer pessoa tirar melhor proveito do equipamento que se tem. “O que eu considero a dica de ouro da fotografia é entender a luz, tanto a natural quanto a artificial e como ela funciona no seu equipamento específico, seja ele um smarthphone ou uma câmera mais robusta”.

A autora assegurou que o livro não é voltado para gêneros, mas em face da sociedade machista “que dificulta o acesso das mulheres a certos espaços”, ela acredita que ele também contribui para pensar as mulheres não apenas como objeto da fotografia, como se consagrou nas artes visuais em geral, mas como produtoras das imagens. “Ainda existem mitos como a fotografia ser uma área de atuação mais masculina, o mito do equipamento pesado e do ‘olhar feminino’, bem entre aspas mesmo”, disse Agda Aquino.

A opção pelo ebook, em vez do livro físico, deve-se ao fato de que o livro digital tem entre suas vantagens a democratização ao acesso. “Como professora de universidades públicas, priorizo a qualidade e a forma do conteúdo chegar melhor ao maior número de pessoas”, asseverou a docente.

Últimas